oO° Meu País °Oo

Eu vivo num país em que a perfeição sempre falou mais alto. Não somente por sua geografia vicejante, sua opulência vegetal e animal, seu povo feliz e hospitaleiro. Mas pela riqueza musical e rítmica, pela magnitude cultural, por sua fome e sede futebolística.

Ah, o futebol... Uma paixão cultuada em meu país. Aqui existem muitos times e a rivalidade entre as torcidas, por incrível que pareça, é quase imperceptível. Digo que não existe emoção maior do que assistir aos clássicos em nosso estádio, que não se gaba por ser o maior do mundo, mas por proporcionar conforto e segurança aos seus torcedores. O nervosismo e a ansiedade ficam à flor da pele. São gritos de incentivo ao time, paródias e chacotas com o adversário, porém nada que fira ou denigra sua imagem, pois há um respeito muito grande pelo ser humano em meu país. Existe raiva, frustração, revolta, mas que ao final do jogo se dissipa, pois temos consciência de que todo aquele espetáculo irá acontecer novamente e não devemos nos indispor por causa de um esporte.

É bonito ver a torcida adversária aplaudindo o time campeão, os jogadores se cumprimentando e agradecendo a torcida pela belíssima apresentação no estádio. Aqui não existe força policial, pois é um absurdo imaginarem que ela seria necessária. Todos tentam se acomodar nos melhores lugares para assistir ao jogo. Não há divisões de torcidas, pois todos possuem grande consideração por queles que ali estão. Quando sai um gol, o estádio todo se levanta. Em todos os cantos há jogadores de ambos os times. É saudável tirar um sarro da cara de um amigo que perdeu. Porém, tudo termina depois numa gostosa conversa, bebendo uma cerveja bem gelada e relembrando os títulos e conquistas, as jogadas magistrais dos grandes craques.

O trânsito fica um pouco complicado no retorno para casa, mas no trajeto vemos o amor do verdadeiro torcedor, cantando o hino do seu time e sendo cumprimentado por pessoas que nem conhece. O nosso futebol possibilita novas amizades, estreita relações e reforça que um jogo é apenas um jogo, como toda boa forma de entretenimento deve ser vivenciada. Não existem brigas, não existem insultos. É uma honra vestir a camisa do nosso time. Notificaram certa vez uma morte. Foi um verdadeiro rebuliço nos noticiários. Confirmaram que o coração de um nobre e ancião torcedor não havia aguentado tamanho abalo: a conquista do título almejada há tantos anos. Pobre coitado! Foi homenageado por seu time no jogo que sucedeu o ocorrido.

Somos felizes por saber que as coisas transcorrem perfeitamente em nosso país, principalmente no futebol. É algo tão normal e cotidiano que imaginamos ser assim em todos os lugares do mundo. Ouço muito falar do Brasil e sua paixão e incentivo ao futebol. Tenho vontade de conhecer seu trabalho e seus torcedores, pois com tanto estímulo e investimento deve ser um país muito mais estruturado e organizado que o nosso. O amor, a paz e o respeito devem reinar em todas as competições. Todos devem ter um espírito esportivo invejável. Nas minhas próximas férias irei visitá-lo e trocar figurinhas com os amantes desse espetáculo, pois creio que teremos muito a aprender com o povo brasileiro.

Umile Romano
Enviado por Umile Romano em 05/12/2011
Reeditado em 05/12/2011
Código do texto: T3373276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.