O que é felicidade para você?

Parece fácil responder a esta pergunta no nosso mundo contemporâneo, não é mesmo?

A Ciência avançou e sabe diagnosticar a felicidade, como: “estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes.”

Sem dúvida, felicidade é isto, mas, pode estar ligada com emoções e sentimentos. A procura pela felicidade se tornou para o homem moderno tão vital, tal qual, foi a procura pelo Eldorado ao homem medieval. El Dorado, ou melhor ainda: O (homem) dourado trasnformou o equilibrio tênue que sustetava a sanidade dos conquistadores espanhóis.

E, hoje o que seria o El Dorado?

Um passeio pelo shooping em busca de novidades, um casamento milionário, um bilhete premiado... Bem! O capitalismo moderno propaga: a felicidade feito um bem de consumo! E, esta forma de pensar trouxe a desarmonia tornando a felicidade algo inatingível.

O El Dorado está tão proximo que não o enxergamos. Ele está ao seu lado no rosto deste amigo, radiante, invadido pela felicidade de poder estar aqui, neste dia comemorando a amizade numa festa regada pela poesia. Trago para vocês o mapa para o El Dorado neste estudo comprovado. Então, pretem muita atenção:

“Em 1937, na Universidade Harvard, começou o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. O projeto, que continua até hoje, acompanha milhares de pessoas. Voluntários de todas as idades e perfis, que têm sua vida analisada e passam por entrevistas e exames periódicos que tentam responder à pergunta "o que faz uma pessoa ser saudável?" A conclusão é surpreendente. O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos. "A única coisa que realmente importa é a sua aptidão social - as suas relações com outras pessoas", diz o psiquiatra George Valliant, coordenador do estudo há 30 anos. Os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém. Ter laços fortes de amizade aumenta nossa vida em até 10 anos e previne uma série de doenças. Pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem relações de amizade fortes e ativas - e ter amigos ajuda mais nisso do que ter contato com familiares. Existe até uma quantidade mínima de amigos para que você fique menos vulnerável a doenças, segundo pesquisadores da Universidade Duke. Quatro. Gente com menos de 4 amigos tem risco dobrado de doenças cardíacas. Isso acontece porque a ocitocina - lembra-se dela? -, aquele hormônio que estimula as interações entre as pessoas, age no corpo como um oposto da adrenalina. Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, o que diminui a probabilidade de ataques cardíacos e derrames. E pesquisas feitas nos EUA constataram que a ocitocina também aumenta os níveis no sangue de interleucina, componente do sistema imunológico que combate as infecções.”

Além de ser fundamental para o bem-estar mental, ter amigos também faz bem ao coração e ao corpo. Mas, se as amizades forem novas, é ainda melhor! Acredite! A ocitocina dá o impulso inicial às relações e, depois de algum tempo, cede o lugar para o sistema da memória, que age mais rápido. Há estudos comprovando que amigos antigos não estimulam a liberação de ocitocina (a não ser quando você os reencontra depois de muito tempo longe, e, estão com saudades um do outro). Por isso, tão importante, quanto ter amigos do peito é fazer novas amizades durante toda a vida.

Agora, você já descobriu o tesouro. Tudo isto nós encontramos em um sarau. Amigos! E, a cada sarau, novos participantes chegam e novas amizades podem acontecer. O ambiente de um sarau literário motiva este encontro envolvendo cada um num ambiente mágico, o tão procurado: “O (homem) dourado”.

Este passeio cá pras bandas de Minas Gerais, a convite dos nossos queridos amigos Juraci e Ondina fortalece os nossos laços de amizades, além de aumentar a nossa felicidade propiciando qualidade de vida e longevidade. Obrigada, Juraci e Ondina pela hospitalidade e bela amabilidade que nos envolvem.

Neste ano em que fui abalada pela perda de um ente querido encontrei nos meus amigos a força para superar e ter um reencontro com o meu El Dorado: a felicidade.

Reforço que, agora, você sabe a importância deste seu amigo que esta ao seu lado! Agora, você encontrou o seu El Dorado: cultive amigos, sempre e viva feliz!

Felicidade! Feliz Natal! Felicidade!

Abraços Poéticos desta:

CaipiracicabAna Marly de Oliveira Jacobino

03/12/2011