Comportamento inexplicável

Não consigo mais entender qual a finalidade da administração pública no Brasil. Na federal, estadual e municipal, vemos desmandos, desperdício de dinheiro público e verdadeiros assaltos aos contribuintes. O governo querendo mais impostos e aumento de arrecadação que bate recordes a cada dia. Que farão com tanto dinheiro se já não sabem o que fazer com o que já tem?

Também não consigo entender o descaso da população, que paga por tudo e não reclama. Sente a falta de atendimento, no péssimo, serviço de saúde e nada faz. Tem medo de denunciar quando é ameaçado em sua segurança. Não reage quando seus filhos são maltratados em escolas públicas, as quais não oferecem um ensino, no mínimo, digno como é previsto na Lei de Diretrizes Básicas do Ensino. A falta de qualidade na educação.

Essa mesma população que está presente nas manifestações convocadas pelos governantes que lhes oferecem transporte grátis e shows com estrelas nacionais. A que se aglomera aos milhares para assistir a uma parada gay na Av. São João, em São Paulo. Que concentra mais de 4 milhões de pessoas na marcha para Jesus.

Não consigo entender porque quando vê os veículos públicos sendo depredados e abandonados em áreas de órgãos públicos, quando vê Ministros de Estado implicados em ações ridículas de apropriação indevida de recursos públicos. Políticos, estes que têm a audácia de ameaçar a autoridade maior, com bravatas e até fazem calar e deixar sem ação aquelas autoridades que podem e devem, pelo menos em nome da honra nacional, destituir tal político de seu cargo. Mas não o faz por medo de perder o apoio do seu partido no Congresso.

Será que é insensibilidade? Descaso? Desânimo por não ver seus questionamentos serem, pelo menos respondidos? Hoje assisti no Jornal local veículos da Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo, parados, apodrecendo e sendo depredados, em um estacionamento ao ar livre, no Complexo Penitenciário de Viana, na Grande Vitória. Como informou o ESTV 2ª Edição: “Painéis desmontados, carros batidos, sem motores, pneus carecas e até mesmo lataria com enxame de marimbondos foram encontrados no local”. Foram mostrados veículos novos e caros, com cerca de 3 meses de uso, abandonados, com pneus carecas, amassados e faltando peças. Segundo o noticiário, o governo pagava cerca de 60 mil reais por mês para a manutenção desses veículos que hoje não recebem qualquer tipo de manutenção. A empresa que prestava esse serviço não achou interessante renovar o contrato.

Outra notícia que me soou como zombaria, foi um dono de guincho dizer que “adora” essa administração que não cuida das ruas e estradas, pois ele não para um instante de prestar socorros a veículos acidentados por buracos nas mal conservadas vias da Grande Vitória.

Informou, ainda o ESTV que: “Para que não houvesse descontinuidade do serviço, a Sejus firmou um novo contrato com outra empresa, e as manutenções foram retomadas. Toda a frota da Sejus que atende ao interior do estado já foi inspecionada e, neste momento, estão sendo realizados a inspeção e os serviços de manutenção necessários na frota localizada na Grande Vitória.”

Tudo isso soa como uma brincadeira, como um pesadelo ou como uma história da carochinha. É possível informar com seriedade esse tipo de comportamento? Seria possível alguém tratar com respeito o contribuinte, do qual arrancam à força, através de leis e portarias, os impostos, muitas vezes exorbitantes e até injustos?

Essas pessoas que estão agindo assim são as mesmas nas quais votamos. Sim. Aquelas que escolhemos para nos representar no poder. Quando estão candidatos têm um comportamento diferente, quase humilde diante do eleitor. Após serem eleitos, revelam-se poderosos e donos da situação e o eleitor que se dane. Eleições só no ano que vem.

Jornalista Neodo Ambrosio de Castro

http://cronicasdoneodo.blogspot.com/

http://www.escritorneodo.net/perfil.php

Neodo Ambrosio
Enviado por Neodo Ambrosio em 05/12/2011
Reeditado em 15/09/2023
Código do texto: T3372505
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.