O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER

O que você vai ser quando crescer ? Agarrada ao meu boneco favorito,um tiçãozinho de nome Luizinho,respondia sem titubear : -Pediatra. Hoje em dia ,talvez a resposta não me viesse tão rápida...

Olho para minha filha ,17 anos,vestibulanda e percebo como éramos felizes e não sabíamos. Sem reforma ortográfica ,livres desse Exame Vexatório Nacional do Ensino Médio , sem o racismo imposto pelo sistema de cotas ,sem Dilmas ,sem a pressão de estar ecologicamente correto 24 horas por dia até na hora de jogar fora o seu copinho descartável (ops!

Joguei o copinho no recipiente das latas...)

Escolha profissional ? Teste vocacional? Bailarina ou Bióloga ?

Faço o que gosto ou o que o mercado de trabalho pede? Compensação financeira ou realização profissional?

Passamos boa parte de nossas vidas resolvendo equações ,aprendendo a métrica dos versos Alexandrinos, conhecendo a flora e a fauna da era Paleozoíca e não temos a menor idéia do que realmente queremos ou devemos ser ... Olho prá ela ,tão linda ,tão nova ,tão talentosa... Braços rígidos ,erguidos orientando a direção de seus rodopios e debullets .A leveza no corpo ...e na alma . Na mente ? O peso de uma decisão que orientará os próximos anos de sua vida . Talvez devesse existir uma matéria específica ao longo do ensino médio ,de caráter orientador e não reprobatório em que profissionais de diversas áreas fossem convidados a falar sobre sua área de atuação.

Fazemos escolhas ao longo de toda nossa vida e temos o direito de mudar as nossas decisões de acordo com as nossas vivências ,mas com um pouco mais de orientação ,talvez todo esse processo fosse menos doloroso ,mais responsável e consciente ...

Andréa Duarte
Enviado por Andréa Duarte em 04/12/2011
Código do texto: T3371947
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.