AMOR PRA SEMPRE.

563919.jpg
POR CARLOS SENA.


Talvez só exista uma receita pra gente ter alguém pra sempre: é se convencer que “PRA SEMPRE SEMPRE ACABA”... Nossa vida que é o mais importante que temos é tão transitória quanto um amor na nossa vida e tudo mais dentro dela. Mas nem tudo caminha nessa lógica, porque alguém poderá ser em nossa vida “PRA SEMPRE”. Se enamorados, ou casados, ou ficando com alguém e esse alguém está conosco inteiro é PRA SEMPRE nesse angulo de visão. Compreender essa complexidade requer acúmulo de experiências a dois, pois é um assunto que até se pode dissertar sobre ele sem muita vivência, mas certamente faltará elemento fundamental que é o referencial prático. Os ficantes talvez tenham pouca coisa a reclamar dessa necessidade de ter alguém pra sempre. Mas não creio que não sintam dentro de si essa necessidade, posto que eles (os ficantes) agem um pouco na lógica meio perversa do “enquanto não chega a pessoa certa me divirto com as erradas”. Um jogo perigoso que pode levar a consequências inesperadas, inclusive uma paixão violenta que poderá não ser correspondida, no mínimo.
O PRA SEMPRE no amor se acentua ainda mais. Normalmente o amor sucede as paixões e, quando ela se acalma, brota o amor em sua plenitude (ou não) e tudo parece mesmo tomar dimensões inéditas nas formas do sentir. Talvez por isto o amor não se justifique nos processos racionais, posto que tudo parece pouco diante de um grande amor, menos a vontade que temos de tê-lo PRA SEMPRE em nossa vida. Saber disto não significa buscar uma vacina para não passar por isto. Significa mais uma forma que a gente dispõe pra viver um grande amor INTENSAMENTE. Se não for intenso não será grande, não sendo grande, melhor ser ficante, fazer “sex drive”, “sex-facebook”/chat e alhures.
Talvez seja preciso que se reformule a ideia de um amor PRA SEMPRE. Nada de algo tipo Romeu e Julieta! Os amores PRA SEMPRE são aqueles possíveis, vividos no preto e branco do cotidiano. Amores companheiros, amores sinceros, amores até sofridos, incompreendidos, mas amores. Amores em que dois são dois. Nada de cara metade, de banda da laranja, de panela e texto, de alma gêmea. Imagino que sejam duas pessoas que se amam, mas tem seus caminhos e os querem seguir, só que em paralelo. Quando se quer viver a vida do outro, bem na lógica do “só vou se você for”, talvez algo errado esteja acontecendo. Confiança é o grande elo que pode gerir grandes amores. Se alguém acredita em amor PRA SEMPRE acredite: ele nunca o será mesmo em sua transitoriedade, PRA SEMPRE, se faltar a confiança entre os dois.
Portanto, com farta dose de confiança; com muita consciência de que é possível ter amores eternos numa vida passageira; com muita capacidade de perdoar, é possível ter na vida amores PRA SEMPRE no período que perdurar... De repente, na busca da alma gêmea se descobre uma alma singular sem vocação de muleta; na busca da cara metade se descobre um rosto ímpar sem vocação de metade.