A EDUCAÇÃO É A BASE DA ESTRUTURA DE UM PAÍS

Nunca, como agora, se ouviram tantas queixas quanto aos serviços públicos básicos. Saúde, Segurança, Habitação, Educação encabeçam a lista dos desgostos do brasileiro. E a lista é engrossada pela malfadada corrupção no meio político. O brasileiro parece já não ter mais esperanças de ver um Brasil seguro e limpo.

Tenho mais de trinta anos de magistério, dos quais vinte e cinco frente ao aluno. Estou em vias de uma segunda aposentadoria e, sinceramente, me sinto derrotada. Tenho plena convicção que nesses anos todos lutei e fiz a minha parte. Como professora de História sempre procurei desenvolver nos alunos o senso crítico e analítico. Tive sucesso com muitos, com outros nem tanto. Sou cria de uma geração que foi jovem e se formou dentro do regime Ditatorial. Meus professores não tinham liberdade de analisar, criticar, tirar conclusões. Minha criticidade eu devo a minha curiosidade, sempre fui atrás do saber, mesmo sozinha, já que nas aulas era impossível, pois os professores eram vigiados e, se saiam da decoreba imposta pela "linha dura", o DOPS estava lá...

Mas continuo a insistir que só a Educação pode mudar os rumos desse País. Se aos sucessivos governos não interessou a instrução dos brasileiros, nem por isso devemos cruzar os braços. Temos que lutar, exigir, sair às ruas, fazer um movimento a nível nacional em prol de um Ensino de qualidade. Os professores sozinhos não têm conseguido nada. É necessário a mobilização de toda a sociedade, visando uma reforma nos caducos currículos, condições para que os professores se atualizem, Universidades adaptadas à formação de profissionais comprometidos e um salário justo que oportunize a especialização dos profissionais da Educação.

Infelizmente estou deixando a ativa e tenho receio, e isto é uma quase certeza, que vou morrer sem ver o meu sonho realizado.

Giustina
Enviado por Giustina em 03/12/2011
Reeditado em 04/12/2011
Código do texto: T3370000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.