A Educação, a Lei e as Palmadas
“... a Escola foi criada para ser asas, mas os Homens transformaram-na em gaiolas...” (R. Alves)
Quando postei “ A Educação da Criança e o Trabalho” disse o seguinte: “... outra Lei muito discutida atualmente é a que proíbe dar palmadas nas crianças. Questionado, disse que sou contrário a criação da Lei. E sou contra as palmadas também. Ai um pai mais afoito perguntou: o que faço quando meu filho se atira no chão numa crise de birra? A Resposta teve a ajuda do meu Anjo Guarda que estava de plantão aqui já várias vezes relatada: ...Abandona o comportamento que leva seu filho a acreditar que as coisas se conseguem com birras!...”
Pois bem, o assunto voltou à baila no Congresso Nacional. Todo mundo continua na sua maior inocência achando que Leis resolvem qualquer problema. Essa postura pode ser vista nas entrevistas na TV. Parlamentares, autoridades e pais ficam no campo da validade ou não de usar o jurássico e polêmico recurso. Até que, para a felicidade geral dos verdadeiros Educadores, um Psicólogo saiu com essa: “... o que precisa é uma efetiva educação dos pais...” Certa feita, lá nos idos dos finais dos anos 70, nas minhas reflexões com minha Diretora Edna Souto Mendes, discutíamos um grande sonho meu de criar na Educação uma ESCOLA DE PAIS. Verifica no final do primeiro parágrafo qual é a proposta que fica implícita!!! (oldack/30/11/ 011).