O estigma dos valores morais e da ética.

Para aonde e até onde caminhará nossa civilização, cheia de conquistas nos campos industrial, científico, tecnológico, agropecuário e tantos outros para o progresso e o bem da humanidade? Em contraste a tudo isso, aos poucos estamos perdendo os valores da ética e do bom senso. A família já não figura mais como a “célula mater” nesta sociedade em que o progresso trouxe o bem estar, mas rompeu o vínculo afetivo em função de novos valores em que a compensação da ausência dos pais, é substituída por bens de consumo e tecnologia virtual.

O respeito aos mais velhos está deixando muito a desejar, haja vista que diariamente há notícias e fatos envolvendo o desrespeito aos idosos em várias situações: abandono familiar, atendimento à saúde e outros atos discriminatórios.

Com relação aos professores, além de serem mal renumerados, não são valorizados como merecem. Para ganhar o suficiente são obrigados a completar a jornada de trabalho em várias escolas. Há casos de professores agredidos por alunos em sala de aula, gerando insegurança para esses profissionais que dedicam suas vidas aos trabalhos cultural, educacional e didático.

A violência e o vandalismo andam de mãos dadas. Cidades perdem suas belezas em consequência de pichações, depredação de prédios e praças. Orelhões telefônicos são quebrados, ônibus queimados, com prejuízo para o próprio contribuinte.

O Planeta Terra vem sofrendo a violência da degradação do meio ambiente com a devastação das florestas, poluição dos rios e oceanos e outras formas de agressão à Natureza com graves sequelas para todos os seres que nele habitam.

A violência contra a mulher é uma característica machista que fere os bons princípios e, apesar da “Lei Maria da Penha”, há muitas mulheres que sofrem caladas com medo ou por não terem alternativa de sobrevivência.

A pedofilia é uma nódoa, um crime hediondo que envergonha a sociedade em que vivemos.

O crime no trânsito, pela falta de educação e desrespeito às normas de dirigir, tem aumentado muito os acidentes, principalmente pelo fato de muitos motoristas dirigirem embriagados, causando, assim, vítimas fatais. Além disso, pessoas ficam com graves deficiências físicas por causa dessas ocorrências.

Outra forma da perda dos valores da ética está entre os vários segmentos da política e da sociedade. Não apenas no Brasil, mas em outros países temos notícias envolvendo políticos em escândalos e corrupção. Fatos estes que são alardeados na mídia, mas que logo tudo “acaba em pizza”, como diz o ditado popular.

Em vários países, muitos ditadores permanecem anos e anos no poder enriquecendo-se ilicitamente, enquanto a grande maioria vive na mais extrema pobreza. Constantemente as notícias desses déspotas que estão enraizados no poder, nos deixam perplexos com a truculência que agem em detrimento à sua população.

Felizmente ainda existem aqueles que têm a consciência do seu papel perante seus eleitores e a sociedade, e procuram zelar pela sua Nação.

As pessoas estão vivendo sob tensão e estresse, muitas vezes por um motivo fútil, agridem e matam. Adolescentes tiram a vida de colegas em sala de aula, professores são agredidos física e moralmente, crianças e adolescentes vítimas de “bullying” e discriminação racial.

Estamos vivenciando um caos social; os valores perdidos serão difíceis de serem resgatados, mas ainda podemos tentar salvar uma parte deles fazendo uma auto- avaliação de nossas atitudes em relação às pessoas e também como cidadãos.

Será que estamos orientando nossos filhos para serem pessoas educadas e respeitadoras, dando-lhes limites para que saibam o que pode ser permitido sem podar-lhes a liberdade e o discernimento, dando-lhes exemplos a fim de serem pessoas de bem?

Infelizmente muitos de nossos jovens estão desnorteados, talvez pelo excesso de liberdade ou problemas familiares e, principalmente, pela exclusão social, em que a pobreza e a miséria extrema lhes impõem.

A falta de uma política mais justa, que dê oportunidade de emprego e uma vida digna ainda deixa muito a desejar em nosso país. Seria utopia acreditar que todos os problemas que temos em nossa sociedade seriam sanados, mas com uma política voltada a tentar reduzir pelo menos uma parte deles, creio que seria possível. Não somente com um olhar mais justo de nossos políticos, mas de uma sociedade como um todo. Devemos também deixar de sermos auto-suficientes e pensarmos pelo menos um pouco naqueles que estão à espera de uma ação fraterna de nossa parte. Não importa a religião ou a crença que professamos, devemos ter em nosso coração o dom da partilha e que Deus nos ilumine a ter essa consciência!

There Valio – 23-06-2011