O caimão

O caimão

O caimão (Melanosuchus niger) é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul.

O caimão, também conhecido como jacaré-negro, é um predador de topo de cadeia alimentar; exemplares adultos de grandes dimensões podem predar qualquer animal de seu habitat inclusive outros predadores do topo se forem surpreendidos por esse animal (como onças, pumas, jibóias e sucuris). Normalmente ele se alimenta de pequenos animais como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne. Actualmente encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, com tamanho médio de 3,5 metros e mais de 300 kg. Já foram encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente meia tonelada de peso.

A fêmea de jacaré bota seus ovos em um ninho próximo das margens dos rios. Os ovos são elípticos, duros, com casca algo rugosa e em número de uns 30 a 40 ovos. Sua carne é bem saborosa e seu couro transforma-se ótimas carteiras, bolsas, cintos e botas. É um animal do qual tudo se aproveita.

Porém vamos examinar com carinho o caimão? A jacaré fêmea cobre seu ninho com vegetação e areia ou terra próximas do rio. Dependendo do quanto estiver quente do ninho nascerão machos e fêmeas. Mesmo assim o pequeno filhote está lá. Sua formação consiste na proteção da mãe e da casca do ovo, o que para nós equivale ao trabalho que realizamos todos os dias. Enquanto estiver quente e protegido estará ótimo! Bem é tudo que o pequenino jacaré precisa: é quente, tem alimento e nada o incomoda. Contudo sua calda não para de crescer. E lembrando do quanto este animal é poderoso, a cauda é a parte de seu corpo mais rápida e que pode derrubar presas mais altas que ele. O que para nós equivale à eficiência! Ela cresce e toma dimensões que causam efeitos devastadores!

Aí é que começam os problemas! Já não é mais confortável dentro do ovo! O alimento está escasso! É quente ou frio demais! É preciso mudança! O que se compara a nós: é necessário guinar, rumar para outros caminhos. Então o jacaré que era apenas uma presa quebra o ovo e sai. Mesmo sabendo que é apenas um filhote sua primeira procura é por comida, que seja um pequeno peixe. Aquelas fileiras de dentes mortais desenvolveram-se bem e serão usadas. O que para nós equipara-se a sair da casca do ovo que está incomoda para tornarmos predadores!

Lirio em Flor

Lirio em Flor
Enviado por Lirio em Flor em 30/11/2011
Reeditado em 30/11/2011
Código do texto: T3364766