A Lenda da Jureminha e o Tigrinho

Minha filha ganhou um Tigrinho. Em fase de dentição, tudo o que ela pega vai para a boca, daí, de todos os brinquedos que compramos para ela, o Tigrinho de borracha ter sido o seu preferido. Ela não larga o Tigrinho e de tanto mordê-lo, o coitado do bichinho já pediu aposentadoria. Para resolver esse problema, contratei a " Minnie Mouse" para substituir o Tigrinho.

Fui até o berço, enquanto ela mastigava o Tigrinho, e lhe apresentei a Minnie, na esperança que ela largasse o Tigrinho e pegasse o novo brinquedo. Ela tirou o Tigrinho da boca e olhou para a Minnie, daí olhou para o Tigrinho, enquanto eu lhe dava a Minnie para segurar e com o Tigrinho numa mão e a Minnie na outra, ao invés de escolher o brinquedo novo e diferente, ela jogou os dois bonecos de borracha no chão e passou a prestar atenção em outra coisa. Nem Tigrinho nem Minnie.

Observando isso, percebi que os bebês não gostam de dar atenção a duas coisas ao mesmo tempo e nem precisam dessas duas coisas. Uma só basta, e ao terem que escolher entre dois objetos, eles perdem o interesse. No mundo em que eles vivem, não existe a idéia do " quero mais".

Ao devolver para ela o Tigrinho, ela voltou a dar atenção ao trabalho incessante de mastigá-lo. Mais tarde, quando ela já não estava com o Tigrinho, dei para ela a Minnie, e mesmo sem a devoção dedicada ao Tigrinho, ela passou um bom tempo mastigando a Minnie, até o momento em que a Minnie deixou de ser a coisa mais importante do mundo, pois a minha filha passou a sua atenção para as suas próprias mãos.

Muitas são as lições que aprendemos com as crianças. O tempo todo elas estão nos ensinando. Minha filha com esse dar atenção a uma coisa de cada vez, me fez perceber, como nunca dou a devida atenção a um livro que estou lendo, pois já estou pensando no próximo. O mesmo com os meus CDs e com as coisas que eu deveria dar a devida atenção uma por vez.

Não sei em que momento, desaprendi a dar valor a uma coisa de cada vez, porém, estou reaprendendo a prestar atenção e curtir meus tigrinhos até o final, para só depois experimentar algo novo.