Organização, sim ou não

Outro dia, conversando com um amigo eu falei algo que achei o máximo: organização é jamais sinônimo de consciência, pois quem tem TOC pode ser muito bem organizado, mas a sua organização é fruto de um distúrbio e não da consciência de ser. Hoje, no entanto eu percebi que a desorganização é fruto da desconexão com a realidade.

Sim, a pessoa desorganizada vive alheia ao mundo na sua totalidade. Vive perdida no seu próprio universo e deixa de perceber o que está acontecendo ao seu lado. Foge do mundo, se escondendo atrás de monturos de objetos que jamais estão onde deveriam estar. Cada coisa no mundo tem o seu lugar, até e principalmente nós mesmos.

Na verdade, ai como em tudo o que pesa é o equilíbrio. Ser organizado sem ser compulsivo e ter um lugar especial para a sua própria desorganização. Eu tive um grande mestre de Yóga que tinha o seu quarto muito bem organizado, mas no meio de uma estante tinha um local para o caos, pois até a inconsciência tem que ter o seu lugar.

Sim, a desorganização é fruto da desconexão com a vida, mas ela é necessária em uma medida correta, de outra forma o lugar ficará demasiadamente sufocante, tirando das pessoas a liberdade e a espontaneidade tão necessárias para um bom relacionamento. Tudo tem o seu lugar, assim como tudo tem a sua hora, vida e morte.