DESABAFO DE UMA VELHA
Na sociedade em que vivemos, onde se cultua e se valoriza apenas o que é novo, a pessoa idosa é relegada a segundo (ou terceiro) plano.
Ao jovem é permitido tudo e mais um pouco. Ao idoso só um pouco ou menos ainda.
A ele, o jovem, é permitido se alegrar, sorrir, cantar, amar, ser feliz. Ao velho nada disso é permitido. Tudo nele é ridículo, engraçado, é motivo de zombaria e de críticas maldosas.
A maioria dos jovens evita a companhia dos velhos e se envergonha de aparecer publicamente ao lado deles. Até parece que velhice é algo contagioso.
Não vou dizer que ser velho é bom, pois não é. Bom mesmo seria ter a pele lisa e viçosa, cabelos saudáveis, voz cristalina, olhos brilhantes e um corpo ereto para sempre. Mas não é assim que funciona.
Como seria bom se pudéssemos ouvir a voz interior de cada idoso... Veríamos que só o corpo envelhece, pois a alma não tem idade. O velho pensa como o jovem, mas não pode externar seus pensamentos, ama como o jovem, mas ninguém quer seu amor, sonha como o jovem, mas não espera que seus sonhos não se realizem. Então ele se recolhe em sua insignificância.
O velho se envergonha de manifestar seus desejos, já que a ele nada é permitido, a não reconhecer e reclamar da ineficiência de sua desgastada carcaça
Por que alguns jovens são tão hipócritas ao ponto de pensar que serão jovens eternamente? Que para eles a velhice nunca virá?
Acredito que toda pessoa idosa gostaria de poder se alegrar, dar risadas, cantar, dançar, ter amigos de todas as idades...
Mas ele sabe que isso não orna com seu corpo feio, encurvado, sua pele enrugada e cheia de marcas da velhice.
O idoso só pode ter amigos também idosos, pois deles, a maioria dos jovens só quer distância. Parece que ao velho só são reservadas coisas que induzem à tristeza: roupas sem cor, músicas tristes, falar do passado e reclamar dos males da velhice, ou seja, literalmente um chato.
Se fosse possível abduzir o espírito de um velho e inseri-lo no corpo de um jovem, veríamos que não teria nenhuma diferença de comportamento, pois, já que a alma não envelhece, ele voltaria a ser jovem como antes, com a vantagem da experiência adquirida ao longo de sua vida.
Mas nada vai mudar. Sempre foi assim e sempre será.
Portanto só nos resta tentar sermos felizes com o que nos é permitido, no pouco tempo de vida que nos resta.
Desculpem, este foi apenas o desabafo de uma velha.