MEU SOUTIEN DEVERIA SER 56

Acaso o leitor alguma vez ouviu uma música maluca, cantada por um cara que parecia ter fumado uma tora de maconha, e cujo estribilho idiota ficava na cabeça de gente: “Eu vi gnomos, eu vi duendes”...? Lembro-me desta música quando leio, ouço ou assisto aos resultados de recalls. É claro que alguns resultados surpreendem, mas a maioria é a expressão da pura verdade mesmo.

O sonho da maioria dos seres humanos é subir ao pódio. Como nação, então, desejamos que, pelo menos, nossos ídolos subam por nós. Temos sede por destaque, queremos ascender e aparecer. E se não conseguimos, queremos que nossos filhos o façam, sendo os mais bonitos, os mais inteligentes, os mais espertos...Vai negar?

Em busca do brilho e do destaque, muitos economizam o que podem, sobretudo em cima dos subalternos, para ostentar passaportes carimbados, carrões, cordões de ouro, roupas e calçados de grife... status, que, na verdade, não se sabe se o sujeito é rico porque é miserável ou se é um pau de bosta igual a nós mesmos.

De uma forma ou de outra, material ou intelectualmente, somos movidos pela vaidade; é a pura verdade. Sabedor disso, o bicho homem inventou um instrumento poderoso para obrigar todo mundo a supera-se, a endoidar querendo o troféu, a medalha e/ou o pódio: RECALL! (“rikol”. Para ficar bonito, o "r" tem que ser falado igual na palavra areia).

Interessante é que eu nunca fui sorteada para responder a nenhuma entrevista, nem mesmo para saber em quem eu iria votar, contudo não sou irresponsável de afirmar que essas pesquisas sejam iguais a xixi de galinha ou a cabeça de bacalhau (alguém já viu um ou outra?). Acredito mesmo que elas sejam realizadas e que só sejam lembrados os bons, bonitos, sortidos, baratos (se forem caros é melhor se for caro, porque são mais chiques! ), gostosos, atenciosos, ágeis...

Ao responder de chofre aos pesquisadores, o entrevistado nem se toca que ele pode estar mandando alguém pro limbo, pras cobras, pras covas... Por que digo isso? Ora, se você não é bom, seu negócio vai fechar e você e seus empregados acabarão se danando, não é não?

Como adoro imaginar certas ações e reações, fico pensando como é que fica o dono do local que não subiu ao pódio e quais devem ser os seus sentimentos ou pensamentos acerca do prêmio. Da mesma forma, penso em como replicariam os ganhadores dos diplomas e/ou estatuetas. Brinquemos com isso, resolvendo as duas questões abaixo:

1) Assinale a alternativa que justifique o fato de você e/ou sua empresa não terem sido lembrados pelo povo:

a) Cascata pura!

b) Embromação para tomar dinheiro dos bestas!

c) Quanto se paga para subir no pódio?

d) Não consigo subir porque estou rodeado de imbecis

e) Tô nem aí!

2) Associe as alternativas abaixo às acima, de forma que sejam dadas respostas adequadas aos “perdedores” de recalls:

a) Ótimo, você vai quebrar, eu vou ficar sozinho e vou fazer o meu preço!

b) Imbecis, a começar pelo dono.

c) Incompetência crônica!

d) O mesmo que eu vou pagar para dar umas porradas na sua cara!

e) Despeito puro!

Brincadeiras à parte, devemos reconhecer que o negócio chamado “Recall” foi uma grande sacada do capitalismo. Isso por que quem ascendeu tem de lutar e investir muito para manter o posto, e quem não chegou lá tem apenas duas alternativas: se contentar em ser o “primo pobre” ou se “rasgar” para ver se chega ao topo do pódio. Com isso, quem lucram, de verdade, são as empresas de publicidade, a mídia e os donos das marcas famosas, que têm seus patrimônios valorizados.

Pode ser que alguém, precipitadamente, conclua que eu seja uma “comunista desgostosa”, ou esteja “vendo gnomos” (conforme os cantores do 1º parágrafo), mas a verdade é outra: adoro raciocinar e, brincando, expor meus pensamentos. Então, se para brincar com a “galinha dos ovos de ouro” de muita gente, eu tiver de usar um soutien tamanho 56 (para ficar peituda)... é mole para mim!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 24/11/2011
Reeditado em 23/02/2012
Código do texto: T3353746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.