DESÂNIMO

DESÂNIMO

Manhã de sábado, sol despontando, tudo para mais um final de semana simples e alegre. Faço café, sem pressa, para poder desfrutar melhor o aroma da rubiácea que toma conta do ambiente. Vou até o quarto dar uma olhadinha na neta de 5 aninhos que deixei a dormir; coisas de avô. Dorme a sono solto e despreocupado, as vezes sorri, deve estar sonhando com algum pedaço do livro que lemos juntos antes de pegar no sono. O nome da história, “O lobo instruído”, de Pascal Biet, conta a história de um lobo que chega a uma fazenda e fica admirado ao ver que os animais eram muito instruídos e para conviver com eles o único jeito era aprender a ler, e assim vai a história mostrando de forma lúdica e divertida a importância da instrução para a vida. Sinto-me feliz com o que sinto e vejo.

Volto a cozinha para o café fumegante e abro o jornal para saber das notícias do mundo. Logo nas manchetes inicia-se o calvário. Parece que os americanos após o 11 de setembro estão passando por uma das fases mais difíceis de toda a sua história, e se não bastassem os problemas na economia lá vem um furacão (Irene) que faz da Big Apple uma maçã bichada. Steve Jobs da verdadeira Big Apple, um ícone da inteligencia contemporânea aparece em foto, sustentado por um amigo e parece vencido pelo câncer que o acomete. Gianecchini com toda sua beleza não consegue esconder dos flashes seu ar cansado após a quimio. Gaddafi, após 42 anos de atrocidades consentidas parece estar no fim. Ministros do STF são contra pagamentos acima do teto de R$26,7mil/mensais, acho estranho. Um secretário do Cabral, não confundir com o descobridor de nossa terra, atropela 4 de uma só vez, tal qual, um boliche macabro. No Mato Grosso governador é investigado por comprar terra de índio. O programa espacial brasileiro está indo para o espaço. No Chile, que é atualmente considerado o melhor país da América Latina, um estudante morre baleado durante protestos que já duram semanas. No México, o tráfico incendeia cassino e 52 são mortos, ainda bem que não temos cassinos por aqui. Como se não bastasse, mais uma vez nos USA o FED parece fazer feder a economia um pouco mais. No Polo Norte, imaginem, aumentam os ataques de ursos, é a revolta dos bichos. UFA!!! terminei as manchetes.

Vou a página seguinte e logo de cara “ABC da miséria nacional”, metade das crianças que acabaram de concluir o 3º ano do ensino fundamental não aprendeu o MÍNIMO esperado para essa etapa de sua formação. Até então estava digerindo as notícias com galhardia mas a partir dessa resolvo parar sob pena de não resistir a mais uma rodada.

Volto ao quarto para mais uma olhadinha no meu anjo, e meus olhos sem querer, enchem-se de água, não por ela que ainda dorme tranquila, mas pelas milhares de crianças que não terão chances de ser felizes pela absoluta falta de instrução e seguirão fazendo parte das estatísticas de miséria e degradação social no país. POBRE BRASIL que não acorda.

PS: Escrevi este texto dias antes da morte de Steve Jobs

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 24/11/2011
Código do texto: T3353391
Classificação de conteúdo: seguro