As Palavras da Nossa Vida

Contar uma história é uma arte e significa muito mais do que simplesmente fornecer informação.

Uma palavra que vem do coração

Quem pensa que contar serve apenas pra dar informação está enganado.A origem da palavra presente há séculos na língua portuguesa nos diz algo a mais.Segundo o dicionário é verbo transitivo que provém do latim e signifca por extensão semântica ‘relatar acontecimentos reais ou fictícios’,dando-nos a idéia de que cada tipo de comunicação gera participação.E mesmo comunicar porta em si a idéia de um contato que cria fusão.Quando se pretende um ‘contar’de modo objetivo, ou mesmo frio sobre um fato,episódio, se pode simplesmente dizer: relate.Todos podem contar um acontecimento(veja),independentemente da cultura ou grau de instrução,de modo mais ou menos correto ,mas nem todos conseguem fazer reviver naquela dimensão particular que é a recordação.

”Mamma,raccontaci di quando eri una ragazzina e c’era la guerra.”(Mãe conta de quando era uma mocinha e tinha a guerra).Solicita o papà à mãe amada,de 90 anos muito lúcida, numa dessas reuniões familiares com as crianças. Porém, a avó não informa ao filho e aos netos fatos que eles conhecem bem porque já a ouviram falar centenas de vezes.A vó conta porque lembra.E,aqui a ciência semântica nos permite perceber o ‘re-cor-dar’ como fruto de uma memória afetiva. Estar ligado ao passado porque sentiu e por isso ele se faz sempre vivo no presente. É verbo transitivo formado pelo prefixo ‘re’ - repetição, ‘cor’ derivada do grego coração e do latim cordis, por fim ‘dar’ que sugere doação.

Apenas pra dizer que contar é uma arte e está perto do coração.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 23/11/2011
Código do texto: T3351836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.