Livros estes objetos de desejos...

"A leitura mata a fome!? Com certeza, a leitura, ajudou os habitantes de Stalingrado (atual São Petersburgo), durante o cerco nazista, na segunda guerra mundial em que a sua população ficou durante um ano. Autoridades soviéticas incutiram na cabeça de todos que, com a leitura esquecer-se-iam da fome! E, isto aconteceu! Os cidadãos de Stanligrado consumiram livros e saciaram a fome de conhecimento ajudando há passar o tempo e a esquecer a fome de alimentos. Ler faz aumentar as conexões entre os neurônios."

Você precisa ler e apaixonar por:

# Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869

segunda-feira, 21 de novembro de 2011Livros estes objetos de desejos...

"A leitura mata a fome!? Com certeza, a leitura, ajudou os habitantes de Stalingrado (atual São Petersburgo), durante o cerco nazista, na segunda guerra mundial em que a sua população ficou durante um ano. Autoridades soviéticas incutiram na cabeça de todos que, com a leitura esquecer-se-iam da fome! E, isto aconteceu! Os cidadãos de Stanligrado consumiram livros e saciaram a fome de conhecimento ajudando há passar o tempo e a esquecer a fome de alimentos. Ler faz aumentar as conexões entre os neurônios."

Ana Marly de OLiveira Jacobino

Agenda Cultural Piracicabana e Sarau literário Piracicabano recomendam os livros:

Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869

A ação se instala entre 1805 e 1820, ainda que, em realidade, a essência da obra se concentre em determinados momentos-chave: a Guerra da Terceira Coalizão (1805), a Paz de Tilsit (1807) e enfim a Campanha da Rússia (1812). No entanto seria falso acreditar que "Guerra e Paz" trate apenas das relações franco-russas à época. Além das batalhas de Schoengraben, Austerlitz e de Borodino, Tolstói descreve com bastante cuidado e precisão os milhares de nobres da Rússia czarista, abordando diversos temas então em moda; a questão dos servos, as sociedades secretas e a guerra. Os personagens de "Guerra e Paz" são tão abundantes e ricamente detalhados que é difícil encontrar na obra um "herói", apesar de ser Pierre Bézoukhov o personagem mais recorrente.

# 1984, George Orwell, 1949

No ano de 1984 (distante para a época em que foi escrito – 1949 -, mas há muito ultrapassado para nós), Winston Smith vive preso num sistema totalitário regido por um Estado implacável, aonde a liberdade de pensamento terminou e cada vez mais os desejos humanos são suprimidos em prol de uma sociedade aonde todos vivem sozinhos. Winston trabalha reajustando notícias e fatos, para moldar o passado e dar sempre a razão ao governo. Angustiado, Winston resolve lutar contra seus opressores.

No livro de Orwell, há um retrato cruel de até onde pode ir a invasão de privacidade e a opressão de direitos e valores. A cada capítulo, somos apresentados a um aspecto daquela sociedade, aonde dezenas de engrenagens montam um sistema praticamente inquebrável, desde a sociedade dividida em classes até a alienação do setor operário.

# Ulisses, James Joyce, 1922

Ulisses" adapta a Odisséia de Homero, condensando a viagem de Odisseu (na pessoa do agente de publicidade Leopold Bloom) em 24 horas, entre os dias 15 e 16 de junho de 1904.

Em seu romance, Joyce utiliza-se do fluxo de consciência, da paródia, de piadas e virtualmente todas as demais técnicas literárias para apresentar seus personagens. A ação do livro, que se desenrola em um único dia, 16 de junho de 1904, situa os personagens e incidentes da Odisséia de Homero na Dublin moderna e representa Odisseu (Ulisses), Penélope e Telêmaco em Leopold Bloom, sua esposa Molly Bloom e Stephen Dedalus, cujos caracteres contrastam com seus altivos modelos, parodiando-os. O livro explora diversas áreas da vida dublinense, estendendo-se sobre sua degradação e monotonia.

## James Joyce nasce em uma abastada família católica no subúrbio de Rathgar, em Dublin. A família de seu pai, proveniente de Cork, era de ricos comerciantes. Devido a inabilidade do seu pai em gerir os negócios a família cai a falência e vive na miséria.

#Lolita, Vladimir Nabokov, 1955

O romance é narrado em primeira pessoa pelo protagonista, o professor de poesia francesa Humbert Humbert, que se apaixona por Dolores Haze, sua enteada de doze anos e a quem apelida de Lolita. O professor, que já conta com uma certa idade, desde o início se define como um pervertido e aponta como causa um romance traumático em sua juventude.

Mas em função do início chocante, sem dúvida o livro ficou famoso como um dos romances mais polêmicos já publicados, tanto que antes de chegar ao público, foi rejeitado por diversas editoras.

A obra conta com diversas qualidades literárias e uma estrutura curiosa, que pode ser interpretada como uma mistura de diversos estilos cinematográficos: do início psico-erótico típico de um filme europeu, a história passa para um drama de periferia quando o professor vai morar em New Hampshire. Depois a ação lembra um road movie, com uma longa viagem de carro; passa para um romance de mistério, com o enigma de um perseguidor oculto; e no final se torna um drama policial, ao estilo de um filme noir.

O livro possui duas versões cinematográficas do romance: a primeira, de 1962, realizada por Stanley Kubrick; e a outra, em 1997 dirigida por Adrian Lyne.

##Vladimir Vladimirovich Nabokov Nascido numa família da antiga aristocracia, em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique (1917) obrigou-o a abandonar a União Soviética. Estudou em Cambridge e licenciou-se em literatura russa e francesa. Mudou-se para Berlim, onde iniciou sua produção literária e intenso trabalho como tradutor.

## O Som e a Fúria, William Faulkner, 1929

O Som e a Fúria é o período em que o autor encontra seu caminho, com obras violentas, austeras, plenas de horror, mas onde não falta, por vezes, uma comicidade exacerbada. É aqui que Faulkner desenvolve seu estilo avassalador, com frases longas e muitas vezes obscuras que se espalham pela página inteira e que obrigam o leitor a guardar detalhes ínfimos, que só terão explicação em um desenlace eventualmente frustrante, porém inexorável. Esta é a fase das experimentações, com histórias diferentes correndo em paralelo, um mesmo fato sendo contado por várias personagens alternadamente, contos encadeados até formar um romance .

O livro é dividido em quatro partes bastante distintas, cada uma delas é narrada por um dos irmãos da nossa decadente família. O que mais nos impressiona é que tudo é visto através de fragmentos de memória, de mosaicos nada harmoniosos e de construções emblemáticas com uso de lampejos de sanidade ou insanidade dependendo do ponto de vista.

#####Bon appetit! Buono appetito! Enjoy!