JOGO E VIDA

Jogar é prejudicial a saúde. Este é o slogan que encontramos em casas de jogos, em cassinos. Mas isto é para locais onde as apostas são altas, ou seja, roleta, bacará, poker, 21, etc... . Jogos onde o indivíduo aposta tudo o que tem e as vezes o que não tem.

O jogo une as pessoas. É normal, nas tardes de domingos, feriados, grupinhos de amigos reunirem-se para um carteado. Mas podes contar que alguém sempre sai descontente. Uns jogam bem, outros ferram os parceiros. Uns ficam atentos ao descartar as cartas. Outros descartam de qualquer maneira, não se importando em fazer sequências ou trincas que facilitem a vida do companheiro no jogo. É lógico, neste caso estou falando do jogo de canastra.

Uma situação incrível ocorreu em um joguinho de canastra. Dentre os jogadores estava uma senhora, com idade avantajada e um certo comprometimento visual, jogando, descartando sem se preocupar em facilitar os jogos dos adversários. Seu parceiro começou a ficar descontente, mas nada falava para não melindrar a parceira e respeitando sua disposição em participar da reunião do grupo. Mas deixa estar que a dupla adversária, após cada descarte recebido, ia fazendo, organizando seus jogos de forma a completar várias canastras, sujas ou limpas. Assim é o jogo, formar canastras.

Se fosse somente este detalhe, tudo bem, mas o pior eram as colocações que faziam, tipo, que jogavam muito bem, que o jogo estava uma moleza. Lógico, nem poderia deixar de ser, pois com esta facilidade, até uma pessoa mesmo não sabendo jogar, faria muitos pontos, o que facilitaria os primeiros lugares, pois neste processo a classificação é feita por ranqueada, uma vez que há rotatividade nas duplas.

Terminado o jogo, depois de computado os pontos dos participantes, chegou a classificação e, como não poderia deixar de ser, o grande campeão do dia foi um dos que estavam na mesa se vangloriando.

Devido a este fato, chego a conclusão que é muito fácil vencer sem o menor esforço. Receber tudo pronto pode ser bom, mas usar estratégias é melhor ainda, coisa que muitos ainda não aprenderam.

Na vida, assim como na canastra, precisamos buscar estas alternativas e saber utilizá-las sem menosprezar ninguém, para aí de maneira sincera e sem qualquer convencimento, podermos nos tornar uma grande pessoa com várias vitórias e merecedores das lutas diárias que sempre nos fazem crescer.

Soninha Rostro
Enviado por Soninha Rostro em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3348077