A Harmonia da Gangorra

Um homem bom teve um sonho. Nele, percebeu que o corpo não tem a menor importância e o que vale é somente o espírito. Assim, percebeu que se consegue alcançar o Bem, a Verdade, a Justiça, o Amor, encontrando o perfeito equilíbrio; atingindo a harmonia. Com esse sonho esse homem fundou uma igreja. Era uma pessoa simples? Não. Estudou literatura ocidental em uma faculdade importante, era uma homem de conhecimento. Casou-se? Sim. Suicidou-se? Não. Cortou um braço? Não. E por que diabos o corpo não valia nada??? Pra uma pessoa que diz que importa apenas o espírito, me dá vontade de lhe dar uma arma e mandar que atire contra a própria cabeça.

Alcançar o Bem. O Bem não é sinônimo de bom. Bom é um adjetivo com uma carga de valor e que, necessariamente, precisa ter uma referência com o sentido oposto; o positivo e o negativo. O Bem tem significado de completude, perfeição, totalidade. Uma pessoa pode socorrer bem, como matar bem outra pessoa. Pode ser bem prestativa. Pode ser bem violenta.

Aqueles que conseguem suportar o Bem alcançam a harmonia em uma gangorra. De um lado o Bom, de outro, o Mau. O homem harmonioso deve ir de um lado para o outro incessantemente, caso contrário irá cair. O homem harmonioso deve aceitar tanto o bom, como o mau e estar sempre em movimento, em uma luta constante contra a gangorra, em desequilíbrio. O desequilíbrio que é equilíbrio. O ciclo que se fecha. De um lado para o outro. De um lado para o outro.

8888888888888888888888888888888888888888888888888888

E o homem bom, como se comporta na gangorra? O homem bom tenta ir para o lado bom e ficar lá, mas logo percebe que a gangorra irá fazê-lo cair, pendendo excessivamente para um lado só.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Então, o homem bom encontra uma solução fácil e conveniente - fica no meio da gangorra.

-----------------------------------------------------------------------------

Medíocre. Nessa posição, o homem bom não consegue ser bom, muito menos mau. O homem bom nega tudo, é o verdadeiro niilista. Conseguiu o equilíbrio? Sim, o equilíbrio desequilibrado, parado, inerte e estéril. E o homem bom da história fundou a igreja que está presente nos calendários com frases boas e desequillibradas.

PS: Essa igreja é aquela que "não sei o quê". Fica a dica. Religião Ocidental e Religião Oriental fundidas e requentadas e moderninhas. Não vira. É como se fosse fast food de Sukiyaki feito na hora. Não vira. Demora pra cozinhar tudo e tem que comer na hora, não dá pra levar pra casa.

Cephas
Enviado por Cephas em 21/11/2011
Reeditado em 23/11/2011
Código do texto: T3347525
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.