Inspirando-me em Gdantas e falando de mim,de força,fraqueza,vida.

Ontem fui almoçar com uma família de amigos e qual não foi minha surpresa

encontrei lá uma querida irmã que passou por uma mastectomia recentemente.Mas a feliz surpresa não ficou apenas no reencontro mas foi além.O melhor foi vê-la emocionalmente firme,esbanjando otimismo,

grata por estar ali,feliz.Contou-nos da experiência dolorosa do diagnóstico

dos passos até a cirurgia,da sua situação atual e da fé de que tudo ficará

bem.Terá que fazer quimioterapia,e enfrentar tudo envolvido nisso,mas a admirável força que demonstrou é incrível! Sabe que ficará sem os cabelos,isso não é nada agradável para a vaidade feminina,mas o que é isso diante da chance de vencer um câncer? Eu falei para ela que o que mais peço a Deus é que eu adquira esse equilíbrio emocional,de em um momento de dificuldade,esbanjar otimismo e encorajar outros.Uma força

realmente admirável que nem todo ser humano consegue ter,eu ainda não

cheguei lá.Depois comentei com meu marido,sobre o quanto a força emocional é eficaz na superação da dor física.Se a pessoa se deprime todo o organismo é "derrubado" e a vitória se torna duvidosa.Já quando a pessoa está bem,tem fé genuína e acredita que tudo dará certo,tudo contribui para que o sistema imunológico se fortaleça.Eu tenho dores,todos temos.A dor física, eu acho que é mais fácil de suportar.

Mas a dor emocional,ah,essa é complicada! E dela tenho medo.

Às vezes a pessoa diz que depressão é fraqueza,mal sabe ela que os "fortes" também em determinado momento podem ser vitimados pela depressão.Eu já tive depressão da braba,não foi fácil.Mas acho que o que mais doía era ver as pessoas de quem eu esperava apoio, atribuírem a mim motivações descabidas.E muitos que se julgavam fortes e condenaram veementemente a minha "fraqueza",infelizmente lidam com a depressão e me dizem que hoje entendem o que eu passei.

É uma pena,mas o ser humano tem mania de julgar o que não conhece

e acha que depressão é frescura.Infelizmente não somos imunes a nada que nosso semelhante passa,estamos sujeitos a muitos percalços

nessa vida.Dores da vida,quem pode se livrar delas?

Carregamos ao longo da vida tantas dores emocionais,e até o fim elas nos acompanham.A vida é curta o aprendizado é longo e árduo.Ao ler uma crônica do amigo-irmão Gdantas fui me encontrando.O que gosto nas crônicas do nosso amigo,é que ele coloca a sua humanidade sem maquiar, e a gente vai se encontrando nas suas letras,de um jeito ou de outro.Afinal, não importa a nossa condição, somos humanos apenas humanos e tão somente humanos.E as nossas dores são o que faz de nós essencialmente iguais.Na força e na fraqueza.Temos dores, mas Deus certamente nos dá força além do "normal" para que as superemos.Quem teve depressão profunda e "perdeu a vida" sentir-se vivo de novo,com sonhos e planos, tem um valor inenarrável.

Eu agradeço a Deus a cada dia que me levanto e vejo beleza na claridade do dia,porque eu sei exatamente o que é mergulhar no escuro

profundo,mesmo com o Sol brilhando lá fora.Obrigada Gdantas,esse meu texto saiu depois que li o seu e refleti nas dores que todos enfrentamos.Naturalmente vale frisar que o texto do nosso amado colega de escrita,Gdantas Não fala nada de depressão.Citar essa doença foi iniciativa minha pelo fato de já tê-la enfrentado.

Bom dia!

Elenite Araujo
Enviado por Elenite Araujo em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3347488
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.