Então é Natal...
Então é Natal...
Chuva, sol, vento, frio, flores...
And So this is Christmas again...
Velhos costumes, tradições, mas o espírito natalino há de ser renovado e preservado a esperança ao mesmo tempo, daquelas antigas expectativas de que com o Natal, algo há de chegar, que não seja pelas mãos do bom velhinho, mas por abraços e sorrisos novos...
Há alguns anos, nesta época escrevi um texto chamado O melhor presente.
Ouvia a mesma música do John Lennon que ouço agora, sentada em frente ao mesmo computador, no mesmo quarto, mesma casa, mas não o mesmo Natal, a mesma inspiração, as mesmas conversas, e tomara, que não sejam também os mesmos presentes.
Nos últimos domingos tenho pedalado, avenida colorida, cheia de gente, e depois paro na minha irmã para uma cerveja e acabo ficando para almoçar. Depois vídeo, net e pensamentos. Na minha casa, como na das minhas irmãs a árvore de Natal é montada em fins de outubro, e muitos adereços ornamentam o lar para a chegada do clima mais cedo. Mas para isso temos que enfeitar os corações também.
No dia 24, precisamente as 16h, o perfume de assados já começa e a música que toca é sempre a mesma; So this is Christmas...
Mas e os assuntos, as novas aspirações, os desejos, os projetos para o novo ano, e os presentes, são os mesmos? Parentes se vão, outros chegam, pois nascimento, morte e recordações também fazem parte de novos e velhos Natais.
E nós? Somos os mesmos?
A campanha de Natal dos pobres e a mesma, eles crescem fisicamente, mas a pobreza continua a mesma.
Hoje queria falar da preguiça que muitas vezes temos em seguir em frente.
Tenho pensado numa forma de seguir em frente com inovação; outras músicas, novos caminhos a passar para o trabalho, outro perfume, outros estilos de roupas, outros tipos de filmes, outro shampoo, outras festas.
Novos membros da família, novos empregos, novas gerações, novos projetos...
Em fins de 2010 não tive preguiça de mudar, planejei nova jornada de trabalho pra juntar grana pra festa dos 45 anos em 2011. Viajei para um novo lugar, vi outras pessoas, outra rota, outras roupas, outros sons e cheiros, outras vozes me diziam...é isso ai, suavize seu coração com novas cores.
E daí?
Precisei engessar meus projetos por conta do imprevisível, mas o importante é que outros vieram e me fizeram abandonar a preguiça quando pensei em recuar.
O ano passa, muita coisa acontece, a mente entorpece diante de um coração andarilho, o os dias passam...Mesmo assim, vemos outro Natal chegar com brilho.
O Natal muitas vezes embala uma tristeza velada, mas temos que sorrir para que ele nunca deixe de chegar, pois uma noite de Natal solitária é o retrato do que buscamos em nós.
Enfim, a minha festa aconteceu, a viagem aconteceu, mas diferente. E mesmo assim não hesitei em seguir em frente mesmo diante da mudança de roteiro emocional, físico e mental. Por isso concluo, importante não é fazer acontecer o que se projeta, mas não ter a preguiça prara seguir em frente quando o novo nos surpreende.
Porque é Natal.
A Very Happy Christmas fo all of you!!!
Com novos ou repetidos presentes, mas sempre há de se ter Natal pra da-los…
Mônica Ribeiro
20/11/11