O QUE É EDUCAÇÃO NESTE PAÍS?

Lembro das minhas professoras, a maioria delas, que me ensinaram e me deslumbraram com um mundo maravilhoso de palavras, números, terra, vida, arte, música, corpo saudável.

Naquela época, para mim professor tinha o poder da palavra, isto é, a sua palavra valia como uma lei, pois tinha conhecimento para estar diante de todos nós e dizer coisas e explicar essas coisas com conhecimento de causa. Sabia o que falava e o que fazia.

Mas nós não imaginávamos que atrás daquele saber todo, existia um mundo a parte que talvez batia com a vida da maioria dos seus alunos.

Um mundo em que se trabalhava muito e ainda teria que inteirar para chegar até o final do mês com algum dinheiro.

Viver de empréstimos sendo descontados em seus contracheques.

Que não possuíam condições de frequentar nenhum ponto turístico, museu o outro lugar qualquer a não ser que tivesse sido fornecido pela escola. Ia para acompanhar a turma, mas na verdade ia também para conhecer, aprender pois de outra forma ficava impossível.

Se fala em educação para todos, mas nem ao menos temos noção do que seja isso.

Educação para todos significa ter comida para o aluno, ter material escolar para professor e aluno, ter carteira, ter salário decente para aquele que ensina o seu filho a ser mais tolerante com os demais?

O professor ensina, além da escrita e das contas, ensina a ser gente. Saber entrar e sair de algum lugar, utilizar palavras triviais que deveriam fazer parte de nossa vida (obrigada, por favor, com licença), ensina que tudo tem o seu tempo e o seu modo fora de casa. A escola não é extensão de nossa casa, não é o nosso quintal, e que por conta disso, cada ato nosso acarretará em consequências e teremos que ser responsabilizados. É o básico, deveria vir de casa.

Mas se em nossa casa não o é, sinto muito,mas a vida não perdoa. Melhor aprender com quem tem a ensinar a não aprender nunca e viver batendo a cabeça por aí.

Senti na alma as palavras da professora Amanda Gurgel(ver vídeo no You Tube). Senti que por detrás daquela pessoa que me parecia impecável, perfeita, descobri, de repente, que era um ser humano como eu, apenas uma aluna.

Senti que trabalhava e sofria como tantos outros trabalhadores neste país.

Um país que tem tanto a oferecer, mas vira às costas aos primeiros ensinamentos.

Será proposital?

Será melhor nos manter na ignorância?

Será um plano perfeito que vem sendo orquestrado ano após ano com o único propósito: que não se descubra que quem tem conhecimento pode ver muito além do que lhe é imposto a sua vista.

Que quem tem conhecimento pode saber diferenciar verdade da falácia.

Que quem tem conhecimento não é conduzido, sabe andar sozinho.

O que é então educação neste país?

katialimma
Enviado por katialimma em 20/11/2011
Reeditado em 17/10/2020
Código do texto: T3346551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.