O Tesouro escondido
Se minha me diz que eu sou um tesouro, quem irá achar-me?
Quem irá recrutar desbravadores de terras desconhecidas e aventureiros para vir ao meu encontro?
Quem terá a coragem, a audácia de enfrentar a tormenta dos ventos, a fúria dos mares, tempestades e dias de intenso calor para me achar?
Quem não desistirá durante as pelejas do caminho?
Quem seguirá firme com sonhos de mim na cabeça e esperança nos olhos?
Quem irá achar-me?
Sim, me ajudar a sair desse buraco gélido e escuro, nessa praia deserta e solitária (mesmo sendo bela).
Quem irá cavar com toda a força do mundo, sorridente ao me ver chegar?
E finalmente, me encontrar e ao abrir, eu me mostrarei por completo.
Então, meu brilho refletira em seu olhar e de seus olhos cansados cairá timidas gotas de lágrimas por tudo que passou por minha causa.
E por isso serei eternamente grato e juntos desfrutaremos de momentos de paz e felicidade.
Eu lhe dando alegrias e motivos pra viver e em contrapartida terei a liberdade de ver tudo de outra forma e assim também me sentirei feliz.
Mas será que depois de um tempo serei trocado por outros bens?
Me deixará sobre a mesa do ourives e seguirá sua incessante busca por novos tesouros?
Assim, eu seguirei solitário menejado por várias mãos, mas não me importa contanto que eu saia desse buraco e possa ter momentos felizes.
Então, em algum ponto oculto nessa praia distante e deserta (mas não menos bela) em um sombrio buraco de 10 palmos coberto por uma areia gélida, eu questiono:
Quem de vós, quem de vós irá achar-me?? Quem???!!!
(Poema de Lasombra)