Lo que me encantó

 

 

 

Quebrar a rotina é muito bom e viajando, melhor ainda! Por isso curti bastante a semana que passei em Buenos Aires.

 

Acho a cidade muito bonita. Diferente das nossas, cortada por largas avenidas ela é esparramada e como fica à borda do rio, temos a impressão de estar à beira-mar. Por todo lado vemos edifícios imponentes, muitos de estilo europeu. Bem arborizada, suas praças cuidadas chamam a atenção e nos deixam morrendo de inveja. O imenso Parque de Palermo não é cercado, ao contrário, entrecortado por ruas movimentadas, integra-se ao bairro onde se encontram prédios residenciais, museus, faculdades, zonas comerciais e de lazer.

 

Ficamos no centro, perto do famoso burburinho das lojas nos calçadões da calle Florida e adjacências. O lugar está menos elegante do que em outros tempos, tem lojas e galerias arrumadas e outras nem tanto... mas o que me chamou a atenção foi a presença de inúmeros camelôs: todos enfileirados no centro do calçadão, exibindo seus artesanatos sobre panos no chão. Nada de bugigangas importadas da China e nenhuma barraca à vista!  Em uma ou outra esquina há pequenos restaurantes e confeitarias. E as confeitarias, ah!... que delícia! Não somente para comer doces, ali se pode almoçar ou jantar, beber uma cerveja ou, se quiser, tomar um lanchinho (café com leite/chocolate acompanhado de pão com manteiga, torradas, croissants ou um pedaço de torta doce). Ou simplesmente tomar um café e bater papo ou ainda, como vi algumas pessoas solitárias fazer, beber o cafezinho e ler o jornal. Esses lugares em geral são tradicionais e bem decorados. Alguns têm mesinhas na calçada.

 

Os restaurantes que mencionei acima não são freqüentados apenas por turistas, na hora do almoço ficam lotados de gente da terra que trabalha nas imediações. Em minhas andanças só vi um restaurante por quilo! Imagino que o dono seja brasileiro... lá eles não têm esse hábito. Fiquei sem saber se não gostam ou porque desconhecem a modalidade.