Noções do Belo

Professora de Literatura, novinha, recém saída das salas do Curso de Letras. Vestindo jeans e blusa esporte. Para combinar, uma sapatilha cheia de detalhes. Nos cabelos, a mais avermelhada cor que encontrou na loja de cosméticos. Carregava junto com a bolsa dois livros didáticos e um notebook. Esperava receber o ordenado no final do mês para comprar um tablet. Estava se sentindo fora de moda com aquele note, uma jurássica.

Na sala os adolescentecnológicos rodavam na boca uma goma de mascar. Boa tarde, meus alunos. Boa tarde, fessoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Fessorinhaaaaaaaaa! Nossa aula de hoje é sobre a noção do Belo. A parte teórica será uma exposição sobre a Grécia, os pensamentos dos filósofos e as obras de alguns artistas. Tomarei como ponto de partida as artes em geral e leremos textos de alguns poetas da antiguidade e outros da modernidade. E assim a jovem mestra foi falando e quase entrando em êxtase conduzido para demonstrar aos seus alunos o que se vivencia quando se está diante de uma obra de arte. Mostrou quadros renascentistas; imagens barrocas; obras do Aleijadinho; no youtube mostrou um vídeo de canto gregoriano; leu passagens de obras importantes e também sonetos de Vinícius de Morais.

Agora vamos colocar em prática o que estudamos, ok? Sim, professora, vamos. Então, venham todos comigo para a sala de informática. Obaaaaaaaaaaaaaaaaa! Atenção ao exercício. Vocês vão agora fazer o seguinte: procurem nos sites gravuras que possam ilustrar o Belo nas artes. Quero saber se realmente vocês entenderam sobre essa magnífica sensação que temos na presença da beleza estética. Deixem na tela a figura que escolherem porque vou pedir que cada um explique a escolha e a justifique tomando por base as explicações que dei. A etapa seguinte será produzir um texto no Word sobre o que cada um experimentou ao apreciar o Belo.

A aula corria normal, reinava um silêncio incomum entre aqueles alunos com os olhos fixos na tela. A professorinha aproveitou para olhar algumas coisas na bolsa e atender ao celular. Era o namorado acertando o horário para a saída daquela sexta-feira. Certo, tá bem assim, me espere no portão da escola. Daqui a dez minutos toca a sirene. Beijos, te amo mais ainda.

E vocês? Tudo bem? Conseguiram? Agora vou observar cada um e ouvir o que têm a dizer. Feche a página do Orkut, Danilo. E você, Susane, que está fazendo no MSN? Tem o belo aí? Não professora, estou aproveitando que a senhora estava ocupada, mas eu já escolhi a minha fotografia do belo. Está aqui, minimizada. Clicou e surgiu na tela a foto de Cristiano Ronaldo.

taniameneses
Enviado por taniameneses em 19/11/2011
Reeditado em 19/11/2011
Código do texto: T3344128
Classificação de conteúdo: seguro