Saltimboca a la Romana e chope em duas noites trágicas.

creio que o ano era 69.Anos de chumbo.O caipira recém-chegado do interior paulista estava de namorada nova e fora jantar,a convite,num restaurante italiano,pequenino,no Itaim Bibi,próximo aos Jardins.era muito prum caipira só! *Saltimboca a la Romana*-eis o prato escolhido.O dono nos trouxe à mesa ainda flambando.Abobalhado eu,ela sorria um sorriso largo.Um bom vinho acompanhou a timidez e o contentamento do jovem de 25 anos.Saímos alegres,tomamos o carro e dirigimo-nos a qualquer lugar,próximo dali,creio que a rua Bandeira Paulista,próxima a 9 de Julho.Rádio ligado,conversa prazeirosa e,de repnte,uma camioneta GM encosta atrás do carro,para ,logo em seguida,uma kombi encostar em frente ao nosso fusca.Homens armados até os dentes desceram dos carros.Mal encarados,nos tiraram do carro aos gritos.Mãos em cima da cabeca baixa.Medo...Nenhuma pergunta,nenhuma resposta.Do jeito que chegaram foram embora dizendo inúmeros impropérios.Era a *turma* do delegado Fleuri,afamado cacador de *comunistas*.Dia seguinte soubemos a razão de tal alvoroco.Próximo de onde estávamos fora morto o procurado comunista Marighela.Os anos se passaram e a vida seguiu seu curso de cavaleiro errante por este mundão.Ilha Bela,um recanto do paraíso na terra,1978.Tomávamos alguns chopes,minha irmâ e marido e filhos; eu,aquela namorada,agora mãe de dois belos garotos,numa choperia em frente ao pier.Barcos a mil naquela noite de verão.A Ilha é realmente fantástica,bela ao extremo! Um alvoroco junto aos barcos nos chamou a atencão O que acontecera? Um silêncio pairou no ar,pois era tempo de ditadura.Torturantes desígnios preparados pela nossa mestra:A Vida.O famigerado delegado Fleuri acabara de morrer afogado.Estava embriagado,tropecara ao subir no iate,batera a cabeca e morrera afogado.Bela história prá boi dormir numa ilha tão bela.Ele fora morto pela CIA ou coisa similar,já que era um arquivo vivo dos anos de tortura e chumbo da ditadura.Era época de mudancas no regime,época de abertura aos poucos,muitos não queriam ou aceitavam tais fatos.O arquivo vivo era um deles.Y se fué!!! Será que ele encontrou Marighela nos campos dos sonhos? Ou será que ele encontrou todos aqueles a quem torturou e matou? Dois fatos sucedidos emlocais tão lindos:Jardins e Ilha Bela! A vida é mesmo uma incongruência O que foi feito dos ideais de Marighela já que o comunismo acabou em 1989? Bom...pelo menos ele lutava por uma causa,seja ela certa ou errada ao nosso parco juízo. E os ideais de Fleuri? Nenhum...segundo um eminente jurista era participante de grupos de extermínios e espoliava aqueles a quem prendia na caca aos *comunistas*.Os jornais da época estão repletos dessa denúncia.Não estou inventando o ovo,apenas colocando-o em pé.O *Saltimboca a la Romana*ajudou a trazer ao mundo duas pessoas maravilhosas:meus filhos.Hoje adultos,donos de suas vidas.O chope ajudoú-nos a arrefecer o calor e beleza exuberante da Ilha Bela.*Para cada acão,existe uma reacão contrária do mesmo valor*-dizia um mestre.Viva a vida! Viva o Amor! Fiquem na paz!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 18/11/2011
Código do texto: T3342287