"Don't Cry for me Argentina...."

Oi Gente,

Pão e circo para o povo - frase citada por alguém, se não me engano na França. Quando a ouvi pela primeira vez, me soou como uma forma de menosprezo pelas necessidades do povo. Coisa de pouco caso. Mas como sempre me interessei por política, mesmo sem ter nascido sabendo sobre o assunto, nessa Copa essa frase parece ter encontrado seu lugar.

O caso é que de tudo que tenho ouvido sobre o campeonato, um comentário me chamou especial atenção.Voltando um pouquinho na historia, ate bem pouco tempo, Berlim estava divida por um muro que significava, a meu ver, um experimento político. De um lado o liberal e libertário Ocidente e do outro, o retrancado e secreto Oriente. Parece que apesar da derrubada do muro, o povo alemão ainda persistia na divisão ideológica. Ouvi ou li que essa coisa de liberdade ainda não havia convencido definitivamente os orientais que, pasmem vocês, conservava por trás da cortina de ferro o mesmo numero de habitantes da época em que o muro foi erguido!

E muitos morreram como conseqüência desse conflito ideológico. Estao ai inúmeros filmes, livros e provavelmente testemunhos dos muitos alvejados na tentativa de passar de um lado pra outro e cogito se outros tantos por estarem em lugar algum....

Mas sim, a Copa.

Me impressionou perceber que esse Circo, montado na Alemanha, veio pra desanuviar aquela sensação ainda nebulosa, duvidosa, talvez rancorosa, gerados por divergências naquela sociedade.

E que imagens me chegam por aqui! Times inteiros nos quais se vê cores apenas nos uniformes. Inclusive dos chamados estrelas negras, de Ghana.

Inté,

Divarrah