O egoísta que há em mim (em nós)
Nunca entendi o conceito de "egoísmo". Como alguém pode ser condenado por pensar e buscar o melhor para si próprio? Claro que os caminhos que a pessoa percorre para atingir seu fim contam. Mas se alguém passar por cima de outrem para atingir seu objetivo, não pode ser chamado "egoísta". Filho da puta, talvez seja mais adequado.
Somos todos egoístas no sentido de fazer o possível para termos o melhor para nossas vidas. Queremos as melhores casas, os melhores trabalhos, as melhores remunerações, os melhores amigos e companheiros, os melhores cônjuges, os melhores filhos. Ninguém vive sua vida buscando o pior para si. Todos queremos o melhor. Isso é ser egoísta? Se sim, tô nessa!
Apesar de ser um termo usado regularmente em qualquer seara, os relacionamentos amorosos são o terreno perfeito para se brotar esta pequena semente da discórdia. Se penso em mim, no meu bem estar, sou egoísta? Você pode achar que sim. Mas, estando bem e feliz comigo, não seria eu naturalmente melhor para o outro? Por que as pessoas insistem em acreditar que se doando ao outro, abdicando de seu bem estar pelo do parceiro, estão sendo "dedicadas"?
Se em todas as áreas da vida, queremos o melhor para nós, buscando de todas as formas nos satisfazermos em busca da felicidade (seja lá o que isso seja), por que nos relacionamentos fazemos justamente o contrário? Será que algumas pessoas realmente acreditam que abrir mão do seu bem estar é "dedicação"? Que buscar o bem alheio em nome de sua felicidade é "amor"? Eu diria que isso é doença.
Às vezes, uma palavra dura pode parecer pouco caso, ou mesmo o famoso "egoísmo". A verdade dói muito. Quando explanada, fere o outro. Mas são estas as feridas que cicatrizam mais rapidamente. As que doem profundamente. Essa história de ficar dando voltas, se escondendo atrás de justificativas, elevando o outro para depois pisá-lo, isso dói muito mais. É aquela escara purulenta que não nos deixa dormir, que arde durante a madrugada, que não cicatriza nunca. A genitora dos rancores. A verdade é para poucos. É para os fortes.
Sim, sou egoísta. Quero o meu bem. Minha felicidade. Minha alegria. E irei buscar isso de qualquer maneira. Mas nunca passando por cima de outrem. Nunca me escondendo atrás de uma falsa lisura.
Dizer a verdade e agir de acordo com seu bem estar não é ser egoísta. Egoísmo é querer tudo isso passando por cima do próximo.