É, BEBÉ, MAMAR NA VACA VOCÊ NÃO QUER? (Sobre divisão de royalties capixabas e cariocas)
Uma briga econômica entre capixabas, cariocas e o restante dos brasileiros tem sido rotineiramente veiculada na imprensa, desde 2010, quando um deputado gaúcho (cujo passado moral já esteve exposto na mídia na era Collor), de nome Ibsen Pinheiro, criou olho gordo nos royalties de petróleo, constitucionalmente, direitos de Estados produtores de petróleo, ou seja: nossos.
De lá pra cá, as bancadas políticas do Espírito Santo e Rio de Janeiro, amparadas também por empresários, têm tentado mobilizar as suas populações, no sentido de mostrarem indignações diante dos prejuízos materiais a que todos seremos expostos, caso prevaleçam, em todas as instâncias políticas e jurídicas, as idéias de jerico de Ibsen, Humberto Souto e de um tal de Vital do Rêgo.
Dessa forma, as manifestações populares acontecem com outdoors, idas às ruas, slogans, faixas, gritos ou palavras de ordem. Enquanto isso, eu (desde 2010 eu acordei para o problema e tenho feito a minha parte ao propor o tema aos meus alunos, como forma de facilitar a aprendizagem acerca de “argumentação e/ou sofistas”) fico, imaginariamente, vendo aquele quadro em que um lobo solitário uiva para a lua.
Embora alcateias estejam associadas a animais ruins, a metáfora que uso se prende à “solidão” do animal frente a algo distante e difícil. Então, em outras palavras, o lobo somos nós, os capixabas e cariocas, e a lua é o restante dos demais brasileiros. Para que você entenda melhor essa impotência, forneço-lhe, meu leitor, 05 raciocínios:
1º- O Brasil é formado pela união do Distrito Federal, 26 estados e 5.565 municípios. Desses últimos, o Espírito Santo tem 78 e o Rio de Janeiro 92. Com isso, sobram 5.393 municípios cheios de gente “zoiúda” nos nossos royalties.
2º- O Brasil tem uma área territorial de 8.456.510 km². Nela aproximadamente 46.184 km² pertencem aos capixabas e 43.909 km² aos cariocas. Mesmo que somemos nossa área com a do nosso vizinho ao Sul, ainda sobrará uma área de 8.369,417 km² para morar um monte de gente doida para receber alguns dos nossos dividendos petrolíferos.
3º- Dados do IBGE 2010 informam que o Brasil tem uma população de 190.732.694 habitantes. Entre eles estão os cariocas com 6.320.446 milhões e nós, os capixabas, com 3.514.952 viventes. Somando nossas populações, o que dará 9.835,398, ainda sobram mais de 180 milhões de pessoas, capazes de avançar sobre todos nós, como zumbis, babando para ganhar uma fatia do nosso bolo.
4º- A Câmara Federal tem 513 deputados e desses nós só temos 10 representantes capixabas, enquanto os cariocas têm 46. Deixe estar que isso já é uma sacanagem, mas como precisamos de aliados, façamos de conta que somos idiotas. Isso significa que teremos 457 opositores, ansiosos não apenas por uma merreca do nosso direito, mas, sobretudo, por fazer uma média enorme com seus eleitores.
5º- O senado Federal tem 81 representantes, entre eles há 03 nossos e 04 cariocas, portanto temos 07 e contra nós 74 “velhinhos” ( ou serão “velhacos”?).
Enquanto isso, em Brasília, nossa presidente (coisa feia esse negócio de “presidenta”. Alguém, por acaso, chama as meninas que frequentam escolas de “estudantas”?) já disse que ela não vai se meter, só faltou dar uma faca na mão de cada governador e dizer: “Quem puder menos que se lasque!” Até entendo: você compraria uma briga política tão desvantajosa? Como ficaria a concretização do sonho do 2º mandato?
Será que alguém vai se importar se na esteira dos royalties os Estados produtores têm de fazer gigantescos investimentos construindo mais escolas, mas hospitais, mais moradias, mais saneamento básico, contratando mais médicos, professores, policiais...?
Acho que a solução vai passar pelo Superior Tribunal Federal, mas resta saber se lá tem gente com tutano suficiente para fazer 04 perguntas aos nossos irmãos brasileiros:
1ª- “Por acaso vocês já receberam do Rio Grande do Sul (terra de Ibsen Pinheiro, pai dessa doidice) alguma coisa em cima da produção anual de 3,4 toneladas de carvão mineral?”
2ª- “Minas Gerais (rincão de Humberto Souto, outro doido que defende a partilha) já lhes mandou alguma merreca durante os 300 anos em que vem explorando e lucrando com as jazidas de ferro?”
3ª- “A Paraíba (local de nascimento do senador Vital do Rêgo), por ventura, já lhes enviou algum dinheiro dos 200 milhões que arrecada só com a venda de rochas ornamentais presentes em 98% daquele Estado?”
Se as respostas forem “NÃO!” para as 03 perguntas, então estará na ora da pergunta final:
É, BEBÉ, MAMAR NA VACA VOCÊ NÃO QUER?