SOBRANCELHAS, PRÁ QUE TE QUERO?

Não é de hoje que tenho recebido comentários onde os leitores indagam a origem de determinadas coisas. E como toda curiosa (aliás professora de História sempre é), eu não deixo por menos. Desta vez foi meu amigo Ciro Fonseca quem me deixou encucada e quando me dei por conta, meus neurônios estavam em polvorosa. Para acalmá-los foi investigar a utilidade das sobrancelhas, citadas pelo Ciro.

Eu poderia dizer, num bom estado de humor, que as sobrancelhas servem para passarmos saliva nelas quando estamos nervosos, para dar um ar de dúvida levantando apenas uma delas, para abaixá-las quando estamos bravos, para esnobar levantando uma e abaixando a outra. Que elas servem para fazer a gente chorar, horas e horas frente ao espelho , tirando-as com a pinça e depois tentar arrumar a cagada. É uma verdadeira tortura para as mulheres! Já pensaram arrancar pelo por pelo só prá ficarmos mais lindas e poderosas? Isso sim é ter coragem! Poderia dizer que servem para enfeitar o rosto e se alguém não acreditar experimente raspar toda ela pra ver a beleza que vai ficar! Imaginem todos sem sobrancelha!

Brincadeiras à parte, a sobrancelha tem a função de proteger os olhos. Ela localiza-se logo acima da celha (cílio ou pestana) e é daí que surgiu o seu nome. A sobrancelha impede que alguma sujeira, como o suor que escorre da testa, penetre nos olhos. Pode-se dizer que nasce em média um fio na sobrancelha novo por dia.

Em geral, muitos dos pelos espalhados pelo nosso corpo têm função de proteção. Mesmo assim existem regiões, como a palma das mãos e a sola dos pés, com poucos folículos pilosos, onde não nasce penugem de jeito nenhum. Nem menos no Tony Ramos!

Giustina
Enviado por Giustina em 14/11/2011
Reeditado em 06/08/2014
Código do texto: T3335679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.