CONVERSA DE BOTEQUIM
 
-          Vou te dizer, Arlindo, os cara que inventaro as cantigas de roda era tudo meio lelé!
-           Num entendi, amigo!
-          Olha só, por exemplo :
-           
                           Atirei um cravo n'água,
                           de pesado foi ao fundo,
                           os peixinhos responderam,
                           viva D.Pedro II
 
Primeiro, só se o cravo fosse de ferro e, segundo, o que é que o barbudo D.Pedro tem a ver com a estória?
- É....
-          Quer ver outra?
-           
                             Ele é branco e amarelo,
                             Tem a crista vermelhinha,
                             Bate as asas, o-lá-lá
                             Abre o bico, olá-lá
                             Ele faz qui-ri-qui-qui
 
O cara aí tinha perdido o galo e deu essa descrição.  É tão boa, e tão original, que ele vai logo achar o bicho.
Ademais, galo que faz qui-ri-qui-qui...num sei, não!
- É...
           
-          Tem mais!  Espia essa:
           
                             Samba lê-lê tá doente
                             Tá co'a cabeça quebrada,
                             Samba lê-lê precisava
                             É de umas dezoito lambadas.
 
Cara, que maldade é essa? O garoto tá na pior e ainda vai levar pau? E tem que ser dezoito lambadas, nem mais nem menos?
-          É...
-          Pó, Arlindo, tu num fala outra coisa, cara?
-          Pois é!
 
-          Mais umazinha só:
 
                           Pai Francisco entra na roda,
                           Tocando seu violão,
                           Vem de lá seu delegado,
                           pai Francisco entra na prisão.
                           Como ele vem todo requebrado,
                           parece um boneco desengonçado.
 
-Afinal, que regime é esse? O coitado do violeiro vai em cana, vítima de claro abuso de autoridade e sai todo requebrado? Só se curraram o pobrezinho dentro da cadeia!              
 
           
          - Pra encerrar o papo e a gente poder acabar o chope, manja só essa:
           
                       Atirei um pau no gato-tô-tô
                       Mas o gato-tô-tô,
                       não morreu - reu - reu
                       D Chica - cá-cá
                       Dimirou-se - se
                       Do berrô, do berrô quiu gato deu
 
Esse devia ser gago e, além disso, D Chica, essa sim, deveria dar umas boas palmadas na criança.
- É...
- Mas essa aí tem estória, rapá; a Sociedade Protetora dos Animais processou a criança, que foi metida numa cela junto a meliantes perigosos e só foi solta após seu advogado fazer o juiz mudar de opinião, argumentando que o gato teria se jogado sobre a criança e, portanto, "trata-se, excelência, de um claro caso de legítima defesa".
- É...
- Ô, ô, lá vem a Rosa! Essa mulata, decididamente, num tem osso, e ainda deixa um cheirinho de canela quando passa...
Vou acabar o papo, mas agora vou cantar bem alto, pra ver se essa danada escuta:
 
               Se'ssa rua, se'ssa rua fosse minha,
               Eu mandava, eu mandava ladrilhar,
               Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
               PARA O MEU, PARA O MEU AMOR PASSAR!
                           
                             
 
                      
paulo rego
Enviado por paulo rego em 14/11/2011
Reeditado em 14/11/2011
Código do texto: T3335064