EDUCAÇÃO E ENSINO

Segundo o Aurélio, Educação "é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano". Ensino "é a transmissão de conhecimento, instrução".

A primeira palavra é o que deveria acontecer no seio da família, onde os valores éticos e morais seriam passados à criança, no decorrer do seu amadurecimento. Estabelecendo bases sólidas de comportamento, preparando o indivíduo para a fase adulta, tornando-o apto a se relacionar bem com os outros, e ter atitudes profissionais na carreira escolhida. Educar uma criança é uma forma de adestramento, como com os animais, que aperfeiçoe o caráter de cada uma, desenvolvendo suas qualidades e punindo suas tendências negativas. Isto dá trabalho e não termina nunca o processo. A cada dia aprendemos coisas úteis e que nos ajudam em sociedade. Mostrar que os excessos são prejudiciais (noitadas freqüentes, bebidas em quantidade, irregularidade nas refeições, tanto nos horários quanto na qualidade dos alimentos) faz parte da educação. Criança e jovem devem ter a consciência dos laços afetivos e da segurança necessária, fornecida pelos responsáveis. Se isso fosse garantido aos menores de idade, não haveria necessidade de “Lei seca” e, os aliciamentos pela milícia e tráfico, seriam ineficazes. Os conselhos dos mais velhos falariam mais alto que os arroubos da idade. A responsabilidade sobre seus atos não se aprende nos manuais escolares, nem em rodas de samba ou balada dos sábados. Vem com a convivência de pessoas, respeitadas por eles, que agem assim.

Ensino é o objetivo dos colégios, ou seja, transmitir conhecimentos, informações específicas das matérias, consideradas necessárias para o desenvolvimento de uma profissão, e uma forma de ganhar dinheiro, com os conteúdos aprendidos. Ginástica e hábitos de higiene, também estariam incluídos no currículo escolar, pois facilitariam o progresso do corpo em crescimento e a prevenção de doenças por falta de limpeza pessoal. Disciplina e respeito às autoridades seria, na sala de aula, a extensão do comportamento no seio da família. Isto facilitaria ao mestre sua tarefa. Sou professora de matemática, a mais odiada das matérias, e a minha primeira providência em sala, era conseguir o bom comportamento dos alunos. Evitar a todo custo a bagunça Uma vez substitui a professora efetiva que estava em licença de gestante. A turma era da pesada e os alunos se recusavam a assistir à aula, perturbando constantemente os que se sentavam na frente, e queriam aprender. Autorizei, então, os que não se interessavam pela matéria, a irem para o fundo da sala. Que fizessem o que bem entendessem, contanto que não fosse barulhento, para não atrapalhar os da frente. Eles concordaram. Assim foi durante duas semanas. Na terceira semana, no dia em que eu tinha os dois últimos períodos, coloquei no quadro e expliquei uma determinada matéria. Os que estavam na frente prestando atenção, fizeram perguntas e percebi que entenderam. Na segunda aula autorizei os desinteressados a irem embora. Quando ficaram apenas os alunos atentos, apliquei uma prova com o conteúdo explicado. Eles se saíram muito bem e os outros não tiveram argumento para protestar contra o zero que levaram. A armadilha deu certo. Consegui a motivação nas minhas aulas, daí para em diante.

Se Educação e Ensino forem complementares e inseparáveis, a geração futura será muito melhor que a atual e o Brasil voltará a ter um povo educado e de grande potencial nas ciências e nas artes.

Petrópolis, 14 de novembro de 2011.

Gilda Porto
Enviado por Gilda Porto em 14/11/2011
Código do texto: T3335045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.