Palmas para Palmas



No monumento  aos 18 do Forte de Copacabana


     A primeira imagem que despontou entre as nuvens foi a da floresta e de um mundo de águas escuras, numa harmonia perfeita. Mais perto, uma cidade que desponta com um traçado bem visível de quadras planejadas para combinar natureza e modernas construções.
     A primeira impressão foi muito boa. Depois, o abraço da amiga que me recepcionou no aeroporto debaixo de uma chuvinha persistente e de um calor de verão nordestino. No caminho para a cidade, a conversa sobre Palmas e suas avenidas largas, margeada pelas serras do Carmo e Lajeado e banhada quase toda pelo Lago Palmas, formado pelo represamento do Rio Tocantins.
     Palmas, essa capital menina ainda, é uma cidade muito especial, pois foi construída com a diversidade de todos que fazem as regiões do Brasil, o que faz dela uma cidade de todos como bem diz o escudo do estado, cujo lema em tupi é "CO YVY ORE RETAMA" que significa "ESTA TERRA É NOSSA". *
     Mas uma cidade não é apenas monumentos, ruas e avenidas. Uma cidade é, principalmente, seus moradores, o povo que a constrói com seu trabalho, suas histórias de vida, suas lutas, o canto que canta sua alma, seus feitos, suas dores e amores.
     Palmas sediou o XXI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação nos dias 09,10 e 11 de novembro de 2011, evento fundamental para o fortalecimento dos conselhos de educação, um dos instrumentos de uma gestão que se pretenda democrática.
     Durante esses dias, os mais de quinhentos participantes, conselheiros(as) de educação e convidados, puderam, não só desfrutar do calor da cidade, como também conviver um pouco com os estudantes que fizeram todas as apresentações culturais do evento, tornando nossos intervalos entre as atividades bem mais coloridos e felizes.
     De minha parte, cada vez que conheço mais um pedaço desse país, renovo minhas esperanças, reafirmo minha fé na parcela desse povo que trabalha e luta por melhores condições de vida e que acredita que é a educação um dos caminhos para garantir o desenvolvimento, a preservação da cultura, da vida e da dignidade de um povo.
     Gostei especialmente de não ver crianças esmolando pelas ruas, de não tropeçar em camelôs que atravancam boa parte dos centros das cidades que conheço, de poder caminhar pelas ruas à noite sem tomar susto, de ver uma cidade se formando sem tantas mazelas que nos amedrontam hoje em dia.
     Certamente que Palmas deve ter problemas, como qualquer cidade desse país, mas gostei de saber que João Vitor e Jovana, filhos dos queridos amigos Lílian Eunice e Jovane, que deixaram Maceió há pouco tempo e que me receberam tão bem e me mostraram parte da Palmas que mostro aqui um pouco, serão criados numa cidade que ainda respira tranquilidade e harmonia com a natureza e preocupação com a educação de suas crianças e jovens.
     Aliás, João Vitor, de seis anos, nascido em frente ao mar, já tem sua vara de pesca e já ama o Tocantins, suas cachoeiras e suas praias de água escuras tão diferentes do azul do mar das Alagoas. Não demora e estará cantando a Canção de Amor a Palmas, que emociona e encanta  quem a ouve. “Palmas, na manhã do teu nascer vejo a esperança florescer num sonho lindo de viver;Vejo o futuro no horizonte, o teu povo vem à fonte no coração de quem quer vencer.Tua grandeza depende dessa gente, que unida te fará maior.Te amo, Palmas, e no seio de tuas serras recebeste todos e os fizeste filhos da terra.Te amo, Palmas, e a beleza do pôr do sol e o berço de tua história onde vivem os girassóis.Te amo, Palmas, como amo o Tocantins, que abriste os portais dessa beleza sem fim.”
     Abaixo um link com fotos do encontro e um pouco do que pude ver da cidade, que espero voltar para ver e viver melhor sua essência de cidade menina.

     Daqui de Maceió, nas Alagoas, Palmas para Palmas!

https://picasaweb.google.com/112000947846193997776/XXIENCONTRONACIONALDOSCONSELHOSMUNICIPAISDEEDUCACAO?authkey=Gv1sRgCKnu9aLi_8TCZQ




*Informação do querido amigo baiano José Carlos Bahiana Machado;
** "Canção de Amor a Palmas", de autoria de Braguinha Barroso e Neusinha Bahia, composição adotada por lei como o Hino Popular de Palmas.


 
Na Praia do Prata

Aqui um belo vídeo sobre Palmas que descobri zapeando na net.Vale conferir as fotos.

http://www.youtube.com/watch?v=aOveM9EM-nE