Abstive-me de abordar o tema, de vez que o povo, de um modo geral, caiu em cima como aves de rapina a destrinchar a sua presa.
Alguns, meros profissionais; vários solidários e muitos cobradores.
E eu me pergunto: _quem somos nós para cobrarmos o que quer que seja do nosso semelhante?
Somos criaturas oriundas da mesma fonte, com a mesma destinação e, por isto mesmo, com o compromisso, insculpido na nossa consciência, de nos amarmos e nos ajudarmos.
Não foi o que aconteceu quando a notícia do câncer do ex-presidente Lula, foi divulgada.
Uma bomba foi lançada não só na sociedade brasileira bem como no mundo.Em sendo um homem político, quer queiram ou não,é bem visto e aceito em muitos países.
Diante da notícia exposta os amigos verdadeiros se fizeram presentes, os amigos sociais se pronunciaram bem como os líderes políticos, com a diplomacia que os caracteriza, e os amigos da onça começaram a murmurar: "Vai Lula, vai para o SUS"..."manda ele ser tratado pelo SUS"...e coisas mais ou menos deste tipo.
Será que o povo não sabia que ele sairia rico da presidência?
Bom salário, poucos gastos...o patrimônio cresce.
Todos saem e ele não seria a exceção. Saiu rico, tem dinheiro, se trata onde ele bem quer e entende.
Será que muitos que o criticam por haver procurado um serviço de saúde particular, não têm um bom plano de saúde? Aposto que têm!
No nosso país todos sabem que o SUS está um fracasso e que é necessário se pagar um plano de saúde por pior que seja, ainda é melhor.
Particularmente não condenei o ex-presidente e não condeno, até porque trabalho em uma Instituição de Saúde Pública e sei muito bem como as coisas acontecem , principalmente no que diz respeito a resolutividade de determinados exames e procedimentos.
Também porque imagino que não é apenas o presidente quem tem culpa da precariedade de todo um sistema. Temos vistos na mídia hospitais muito bem equipados para a realização de exames e tratamentos complexos, com médicos qualificados e contratados,que não se fazem presentes, enquanto as máquinas deterioram nos subsolos e eles recebem os seus polpudos salários.
Temos que admitir que há uma engrenagem administrativa complexa, que falha e falha muito, impedindo que o povo tenha acesso ao que lhe é de direito.
Assim sendo, aconselho aos que criticam o Lula mandando-o procurar o SUS, que peçam a Deus nunca precisarem do nosso Sistema Único de Saúde, porque ele, realmente, faz jus ao seu nome: Ele é ÚNICO!
Ou seja: Ele é o ÚNICO que não funciona quando deveria.
soninha