Rock In Sistema
Gosto de falar de algumas coisas com um pequeno distanciamento temporal, mesmo em se tratando dessas "polêmicas" midiáticas que logo caem no esquecimento , mas que, não dá pra negar, tem reflexo no imaginário nacional.
O Rock In Rio foi transmitido ao vivo pela Rede Globo, foi algo de muita repercussão, principalmente sobre o público jovem. E nele o vocalista Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial, dedicou a música "Que país é este", da Legião Urbana, ao Sarney, como crítica ao lance aquele do impedimento dos jornais mencionarem no nome do senador.
Saiu assim na imprensa:
“Essa aqui é para as grandes oligarquias que parecem ainda governar, que conseguem manter os jornais censurados, coisas inacreditáveis (…) Essa aqui é especialmente para o José Sarney“, disse ele. A indignação de Dinho Ouro Preto foi acompanhada em coro pela imensa platéia que prestigiava o show. “Ei Sarney, vai tomar no c…!!!”, gritaram mais de cem mil pessoas.
Sabe, tanto agora como na hora não gostei disso.
Achei uma crítica fácil, um roqueiro tomando o partido da grande mídia num evento transmitido pela mesma contra um político do nordeste alvo de denúncias. E vejam que o Sarney sempre foi um político do sistema também. E que o Rock In Rio é um evento do sistema também! E os roqueiros que estão na mídia também vivem da divulgação que o sistema faz da arte deles. Repararam que tem muito também nessa história? Também... "Há mais entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia", pois 'há algo de podre no reino da Dinamarca", como disse o príncipe Hamlet pela pena do bardo inglês.
Assim, tomar partido numa briga do sistema e defender o sistema num evento do sistema sendo alguém que vive do jabá do sistema é tri anti rock, na minha opinião.
Mas viva a liberdade de expressão dele num grande evento trasmitido pela grande midia em defesa da liberdade de expressão da mesma.
E, aliás, ver o Capital Inicial ainda tocando num evento deste porte, no palco principal, é um alento pra minha geração, que ouvia rock nacional nos anos 80.
Como disse o Gessinger na canção, "A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerantes". Cada vez mais, mas agora, parece, sem autocrítica e pelas mãos dos dinossauros da velha guarda oitentista.
So não me peça pra conceituar sistema né. Dai vou pensar que você não entendeu nada das minhas entrelinhas. Não vou desenhar nesse caso, roqueiros devem ser seres pensanetes, ela própria cabeça.
O Rock foi domado e incororado ao sistema. Há muito. Rock In sistema.
-----------
PORTUGUESA campeã da Série B com 4 rodadas de antecipação!!!!
LUSA na primeira divisão em 2012!!!!!
------------
Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.
Mais textos em:
http://charkycity.blogspot.com