Atos que trazem lembranças n º 2

Nº 2 -Atos que trazem lembranças.

Hoje ao preencher um cheque me esqueci a data procurei me lembrar pensando, segunda feira é dia l4-11-2011. Logo hoje é dia, antes de lembrar da data, consultei o calendário e olhei. Ocorreu nesse instante à lembrança de um colega num Banco em que trabalhei que olhava no relógio para ver a data antes de assinar os documentos. Eu observava que ele fazia isso muitas vezes, durante todo o expediente. E eu pensava: como ele não guardava na memória a data e precisava olhar toda à hora no relógio. Agora estava eu fazendo quase a mesma coisa que ele, não me esforçando para lembrar a data, sendo que ontem dia 11/11/2011 foi uma data tão comentada. Há certos lapsos de memória que acho imperdoáveis.

Hoje também me ocorreu uma lembrança que acontece toda vez que estendo a toalha na mesa para o almoço. Lembro-me de minha professora da 4ª. Série ginasial, hoje é oitava série do primeiro grau. Essa professora dava aula de economia doméstica. Na época em que eu estudava, da 5ª. à 7ª. série tínhamos aulas de desenho e na 8ª, a aula de desenho era substituída por economia doméstica. Nessas aulas aprendíamos artesanato. Cheguei a fazer um sapato de napa,(produto sintético usado na confecção de bolsas, e outros objetos). E outras coisas que não me lembro. Porém a aula de como cuidar de uma casa me lembro muito bem. E um dos ensinamentos dela é que a toalha colocada na mesa para receber uma visita deveria ser muito limpa e muito bem passada. Se ela não tivesse nessas condições, a visita não voltaria mais. Lembro-me muito dessa

professora e da bandeira do Brasil que confeccionou e mostrou para classe.

Estas recordações são escritas mais pelo prazer das lembranças, nem sei se alguém vai gostar de lê-las, mas só sei que gosto de escrevê-las. Gosto, pois, no momento que estou narrando essas lembranças, descubro que há no meu arquivo de memórias muito mais coisas que eu imagino e, sei que isso acontece com todos, basta começar escrever as memórias.