A MORTE E O RENASCIMENTO DE MANOLO

A MORTE E RENASCIMENTO DO MANOLO.*

danilos

Na primeira vez que fui procurar Manolo, me avisaram que não era recomendável ir até seu pequeno sitio, diziam que era um homem muito estúpido e grosseiro. Fui e fizemos um pequeno negócio com certa dificuldade pois o homem era muito seco no tratar, nos demos até bem em vista da fama ruim que ele tinha. Continuei visitando e me tornei seu único amigo. Manolo era materialista e por isso patrimonialista, dizia que um homem era respeitado conforme o tamanho de sua conta bancaria , queria ser dono do mundo e para isso economizava tanto que sua família vivia como se fossem pobres, tinha muito dinheiro e por isso tinha medo de ser roubado, a casa era protegida por cães ferozes e dispensava a entrada de estranhos na sua propriedade.

Era vitima constante de picadas de abelhas e marimbondos, por causa disso queimava todos os enxames ou ninhos que encontrava, seu pomar produzia pouco e a luta pelo lucro era grande. Ele gostava de pássaros e os que conseguia prender eram condenados à prisão perpétua em gaiolas, era assim sua maneira de gostar e a mulher e filhos eram também tratados com tirania e essa era sua maneira de proteger. Manolo na juventude foi abandonado por falsos amigos em um momento que precisava de apoio e isso o traumatizou a ponto de jurar que nunca mais precisaria de alguém. Manolo era simplesmente o mesmo que qualquer pessoa seria nas mesmas condições. Em uma bela manhã de sol de domingo fui até o antigo bicicros lá na Trieste, havia uma competição e então fiquei sabendo que naquele dia por acidente o trator tinha virado por cima do Manolo e as pessoas contavam os fatos com certa satisfação, ninguém ali gostava dele, na falta de informações mais precisas arriscavam falar que desta vez quem sabe “a desgraça tenha morrido”, outros diziam que vaso ruim não quebra. Manolo sobreviveu fisicamente, mas dali em diante um novo Manolo começou a viver.

Quem o conheceu e o vê hoje não acredita que possa ser a mesma pessoa. A esposa que era protegida e mantida passou a ser ouvida, abriu espaço para que os filhos dialogassem, se interessou pelos problemas e diversões das crianças, deixou de usar o dedo em riste substituindo essa pose de general por uma postura de mãos espalmadas oferecendo abraço. Abelhas e marimbondos eram queimados, atualmente Manolo tornou-se um pequeno apicultor e então existem divergências quanto ao fato de que ele tenha mudado mesmo, porque acabou entendendo que era picado por ser hostil e os insetos se defendiam ao perceber o cheiro de seu medo, então acham que ele mudou, porem outras pessoas lembram que após entender os insetos já passou a explorá-los também. O certo é que o pomar de Manolo é muito mais produtivo com tanta polinização. Seu interesse e prazer pela presença e canto dos pássaros aumentou, mas não existe nenhum cumprindo prisão perpétua, nenhuma gaiola existe naquela propriedade. Atualmente ele mantém frutas , grãos, farelo, alpiste e outras rações assim como bebedouros em vários pontos perto da casa e as aves freqüentam o lugar em grande numero e espécies variadas satisfazendo a visão e os ouvidos. Dão alegria, comem e se vão para voltar em seguida. Até um barracão de festas foi construído, com churrasqueiras e adega para receber os amigos. Os cachorros do Manolo também estão mudados, com a convivência com tanta gente ficaram mansos ou melhor dizendo ficaram sem vergonha e vagabundos, não mordem nem se forem pisados, fruto das condições é claro. Manolo mudou de água para vinho e sei o motivo, eu era seu único amigo nos tempos em que era fechado e egoísta e por isso me confidenciou sua experiência, me disse que no dia em que o trator virou sobre ele, viu a morte de perto e em fração de segundos sua vida toda lhe passou pela mente em julgamento de suas atitudes e comportamento. Percebeu ante a morte que fazia as coisas certas de maneira errada e então com a chance de continuar vivo mudou seu comportamento. A única coisa que existia no Manolo antes e continua agora da mesma forma é o fato de ser corintiano, aliás ficou pior agora que tem muitos amigos, em dia de jogo então é bom nem ir no sitio dele se torcer para outro time. E assim, desde o tempo em que eu era seu único amigo, até hoje essa continua sendo nossa única divergência, o tal de Corinthians.

danilos
Enviado por danilos em 11/11/2011
Código do texto: T3330232