Lendas da infância

Eu ia falar algo, contar uma história, mas esqueci o que eu ia dizer…

será que era mentira?

Quebrei um espelho e, por isso, 7 anos de azar, que na verdade já até começaram, já que quase não consegui escrever este texto, pois entrou uma agulha de aço em mim e quase morri com ela percorrendo meu corpo até chegar no meu coração.

Que saudade das lendas da minha infância e juventude... Bom, acho que são lendas, já que nunca tive provas de que algo desse tipo tenha de fato ocorrido.

Como é gostoso pensar em como adultos maquinavam e inventavam coisas mirabolantes quando queriam evitar que crianças fizessem algo, ou incentivá-las a fazer outras.

Alguns desenhos animados também contribuíram pra isso e fortalecem esta lista.

Por exemplo:

Espinafre deixa com super força?

Pés de feijão são capazes de crescer até o céu?

Será que realmente o nariz crescia se a verdade não fosse dita?

Ou que a Cuca vinha pegar se não dormisse na hora?

O legal é que isso vai passando de geração para geração, e em alguns casos com alguma adaptação devido à nova era tecnológica.

Por exemplo:

“-Coma tudo se não o monstro do vídeo game vai te pegar quando estiver dormindo!”

Outra coisa bem legal, é que os adultos desenvolveram habilidades especiais para convencer as crianças daquilo. Alguns adultos passam até a ter dúvidas em relação à real possibilidade daquilo ser verdade ou não. Outros não tem dúvidas “sabem que é verdade” de tão bem convencidos que foram pelos seus pais e avós... e assim segue.

Se passasse um vento no ato em que estivesse fazendo careta ficaria daquele jeito pra sempre? O legal dessa lenda, é que sempre tinha um adulto crente alegando conhecer alguém que já ficou assim, onde eu esbarrava com essa lenda, tinha um adulto reforçando ela dessa forma.

Melhor foi não ter arriscado e nem pagado pra ver.

Brincar com fogo me faria mijar cama?

Bom, isso me manteve fora de perigo. Deu certo!

Assistir TV perto demais estragaria a vista?

Será que foi isso?!

Formiga é bom pros olhos?

Chorar demais enruga a pele?

Em um jogo, quem rouba perde?

Maltratar um animal te fará receber o troco passando no mundo desse animal?

Essa me apavorava, tive um coleguinha de infância que provavelmente passará no mundo dos grilos. Se já não passou... Eu avisei pra ele!

E por falar em animal, se um camaleão te mordesse e você não corresse para beber água antes dele? Morreria na certa?

Borboletas realmente soltavam um pozinho que cegava?

Sapos tinham uma capacidade especial de lançar urina nos olhos dos humanos?

Ainda bem que nunca maltratei animal nenhum.

Árvore sente dor?

Guardar um dente que cai, de baixo do travesseiro, e fazer um pedido faz com meu desejo se realize?

Se comer e tomar banho em seguida posso morrer subitamente?

E por falar em comer... Comer chocolate de mais pode deixar uma pessoa apaixonada?

Falando em banho... dormir com a cabeça molhada deixa com uma gripe terrível, era o que mães falavam!

Manga com leite realmente faz mal?

Isso fez com que muitas pessoas ao longo da eternidade evitassem comprar picolés de manga. O fato é que não existem evidências na história de pessoas que tenham empacotado por isso.

Engolir um chiclete realmente fazia colar as tripas?

Eu sei que eu mascava chiclete com cautela clínica, ainda assim, uma vez engoli um ploc monster e me desesperei. Até hoje acredito estar vivo e sem as tripas coladas por causa da lenda do leite desintoxicante, do qual eu bebi dois litros de uma só vez. O leite era um recurso neutralizante para os mais diferentes tipos de venenos. Ainda na lenda do leite, um relato que se espalhou rapidamente é que ele era utilizado até mesmo em acidentes com radioatividade.

Mas se não tivesse leite? Será que água resolvia? uma vez fui testar juntamente com um amigo, mas só tinha um copo e meu amigo bebeu a água primeiro, ao lembrar de uma lenda ele não quis me deixar beber a água no mesmo copo para que eu não desvendasse seus segredos... O que será que ele, com 10 anos, tinha a esconder?

Fazer pedido pra estrela cadente dá certo?

Caso levasse uma mordida de cachorro teria realmente que tomar 18 injeções na barriga?

Sonhar significa estar crescendo?

Beijo na boca quando criança dá sapinho?

Apontar para estrela dá verruga no dedo?

Essa era ótima, eu tinha um medo de apontar para as estrelas quando criança.

e por falar em dedo...

Roer as unhas dá lombrigas e vermes na barriga além de enfraquecer os dentes?

A orelha esquerda "queimando" significa que alguém está falando mal de você? E a direita, que alguém está falando bem?

Tinha a do arco íris que acredito ter sido invenção do meu pai, já que perguntei aos amigos de infância e eles alegam desconhecer, que era...

Se passasse embaixo dele mudaria de sexo, as meninas virariam meninos e os meninos meninas.

Brinquedos interagem quando as crianças estão dormindo?

Andar descalço dá dor de garganta e faz o pé crescer?

Quando chovia e relampejava muito, devíamos mesmo cobrir todos os espelhos da casa, e nem pensar de mexer em talheres?

ah! e por falar em talheres... Existem as lendas das coisas que caem.

São muito boas também!

Deixar cair uma faca dentro de casa significa que um homem vai chegar?

E deixar cair um garfo quer dizer que é uma mulher quem vai chegar?

Se o sal cair e se espalhar pela casa pode haver discórdia no lar?

Bom minha mãe tasca até hoje, colheres e mais colheres de açúcar em cima do sal sempre que ele cai no chão da casa alegando neutralizar o mal, ou seja, lenda sobre lenda, que barato.

Mal me quer e bem me quer com as flores de margarida davam certo? Confesso... eu trapaceava nessa lenda, fazia com que sempre desse bem me quer pensando naquela menina, eu contava disfarçadamente as pétalas antes de fazer “mal me quer...bem me quer...”

Encontrar uma moeda velha no chão é sinal de sorte?

Sorte também se aquele bichinho verde chamado esperança pousasse em você? Aliás, acho que esse bicho está extinto, ou existiu somente na minha infância

E se uma criança ficar na posição de 4 apoios (as duas mãos e os dois pés no chão) quer dizer que está “chamando” um irmãozinho que ainda não existe?

Essa agora era da minha vó: Demorar muito no banho desgasta a pele?

Essas são particulares: Arroz e feijão te deixam fera na matéria de história? Humm... Sei!

Suco de cenoura, laranja e beterraba (eca) te deixa fera em matemática? Duvido! Essa, fiz questão de pesquisar, não há nada científico que comprove.

E a lenda de dormir com o livro debaixo do travesseiro, principalmente em véspera de prova?!

Essa, as meninas vão lembrar, e talvez seja a explicação do porquê mulheres necessitam ir ao banheiro acompanhadas de outras mulheres. A culpa disso é da loira do banheiro. Ela assombrou e até hoje continua assombrando gerações

Pais eram bons para disseminar essas lendas, porém não tinham a mesma técnica pra responder algumas perguntas complexas.

Por exemplo:

Como Papai Noel conseguia atender a todas as crianças?

Não me diga que eram seus ajudantes ou que o fuso horário possibilitava isso, pois essa nunca colou!

Como a lua é capaz de nos “seguir” quando estamos caminhando pela rua?

E a Cegonha?

E o nojo de tomar Yakult depois que soube dos lactobacilos vivos. Não tinha lenda na Terra que me convencesse a tomar o troço. Eles queriam me explicar do que se tratava, mas nem eles sabiam o que era, a única coisa que sabiam era que só podia tomar um por dia, mais do que isso a morte era certa.

-Peguei no verde primeiro! Sorte pra hoje ou pra amanhã?

Expressão a ser dita toda vez que duas pessoas falassem uma palavra simultaneamente.

Deixar um chinelo virado realmente chamava a morte da mãe?

E caminhar pra trás? Significava agourar o pai?

Quem até hoje não consegue dormir com a porta do armário aberta com medo do bicho-papão?

Pra fechar, não podia deixar de falar das lendas que considero as mais clássicas, e que até hoje, confesso, me geram frissom.

Quem nunca ouviu uma voz vinda do além nitidamente chamar seu nome?

Você olha para um lado e para o outro, e percebe que está sozinho...

Responder ou não? Eis a questão!

Segundo reza a lenda era a voz da morte a te chamar.

-ME DESPULAAAA!!!

Essa lenda infantil foi um verdadeiro desespero. Quantas vezes eu chorei pensando nos centímetros que não cresceria só por causa do colega implicante que me pulava e não queria despular.

Sinceramente, você acha que tudo isso é verdade ou meramente tudo lenda?

Nossos pais e avós chegaram a acreditar em algumas delas?

Quem falava a verdade e quem mentia?

Sei que só existia um modo de saber.

Ver aquele que estivesse com

A mão amarela.

Prof Cristiano Cruz e Aline Louzada
Enviado por Prof Cristiano Cruz em 10/11/2011
Reeditado em 16/03/2022
Código do texto: T3328039
Classificação de conteúdo: seguro