HONESTIDADE; COISA DO PASSADO.
Chagaspires
A palavra honestidade, segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda quer dizer: “Qualidade ou caráter de ser honesto; honradez, dignidade, probidade, decoro, decência”.
Ser honesto também quer dizer: “Ser honrado, digno, decente; correto, adequado, virtuoso”, etc.
Ser honesto nos dias de hoje não é uma virtude; é um defeito.
Quando se encontra algum honesto atualmente, a imprensa procura colocar tal procedimento em evidência, como se fosse uma coisa estapafúrdia ter alguém ainda praticando tal ato.
Uma pessoa encontrou um pacote contendo dinheiro num terminal de ônibus e devolveu ao verdadeiro dono que o havia perdido.
Isso foi um assombro; mas pasmem; quando as pessoas assistiam a reportagem os comentários entre outros foram: Aquilo é um babaca, um otário; um besta, um idiota; ai se fosse eu!
Expressões como estas eram bastante ouvidas.
Porque será que o ser humano tem se modificado tanto durante o passar dos anos?
Antigamente era comum se ouvir dizer que se um homem tivesse uma dívida e não pudesse pagá-la na hora, bastava apenas empenhar um cabelo do bigode e pronto, o dono da mercadoria ficava confiante, pois tal pessoa viria com certeza, pagar o que devia na primeira oportunidade que tivesse.
Hoje a coisa está muito mudada.
Em certa ocasião eu fui até o banco tirar um dinheiro e fiquei na fila do caixa eletrônico. Em minha frente estava um senhor com bastante dificuldade para conseguir realizar uma retirada.
O idoso (parecia ser mais que eu) intentou de toda maneira para conseguir realizar a operação. Não conseguindo saiu um tanto decepcionado e nervoso e foi logo se retirando.
Então me aproximei do caixa eletrônico, pois era minha vez de realizar uma retirada. Fiquei surpreso, pois o dinheiro que o senhor queria retirar saiu. A pessoa que estava logo atrás de mim proferiu a seguinte frase:” Te desse bem”.
Olhei para traz com uma cara que deve ter metido medo na criatura, e chamei o vigilante que se encontrava no recinto, e pedi a ele para chamar o senhor que ainda podia ser visto através do vidro; e entreguei o dinheiro e ele me agradeceu.
Esta cena ficou gravada em minha mente até os dias de hoje.
Sempre que se fala em honestidade eu me lembro do que aconteceu naquele dia. Não quero dizer que eu sou uma exceção, mas isso me faz lembrar que existem ainda pessoas honestas no nosso mundo.