MENTIRAS OU INVERDADES?

Inverdade é o inverso da verdade? A mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer? São semelhantes? Diferem no sentido ou na intenção? Embora a verdade sempre seja preferível à mentira, existem mentiras piedosas que evitam sofrimentos vãos. Aqueles casos em que a verdade em nada vai ajudar e só colocará no barco da dor mais um náufrago. Bem, nesse caso, pela intenção, nem seria mentira, apenas a omissão da verdade. Interessante que a inverdade parece ser mais leve que a mentira. Mentira pode ser inventada; inverdade pode ser a distorção da verdade ou uma meia verdade. O importante é que a verdade é sempre verdade. Embora ela possa não ser absoluta. Aliás, para mim, não é. Tenho minhas verdades, pelo menos aquilo que eu acredito ser. O outro tem as suas verdades, que podem não ser as minhas. Então a verdade é relativa? Nem sempre. Verdades do cotidiano podem ser relativas, dependendo do ângulo por onde a olhamos. Mas creio existir uma verdade única e universal que, infelizmente, ainda estamos muito longe de entender...

Giustina
Enviado por Giustina em 09/11/2011
Reeditado em 06/08/2014
Código do texto: T3326836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.