"É FUSCA, MAS É MEU!"

No estacionamento do prédio onde moro, assim como no dos demais condomínios que formam o conjunto residencial do nosso bairro, há dezenas de carros de várias marcas, alguns até fora de circulação, mas a maioria seus donos sempre fazem uso deles para as suas necessidades. Aqueles que estão quebrados, por falta de iniciativa e opção dos seus proprietários, ficam o tempo todo ali ocupando vaga, parados, sendo corroídos pela ferrugem, servindo apenas de depósito de tranqueiras e outros objetos ilícitos, vai saber! Mas, como se costuma deizer: "Cada um, cada um". E triste de quem tentar convenver um dos donos desses carros imprestáveis a desfazer dos mesmos, vendendo-os talvez ate para algum ferro-velho ou desmanche, sei lá...No mínimo, como tem muita gente ignorante neste mundo de meu Deus, poderá ouvir impropérios do tipo, por exemplo: "O que você tem a ver com o meu carro velho?" Ou então: "Vai cuidar da sua vida, cara!"

Mas o que eu quero aqui descrever não é nada sobre celeumas entre vizinhos de condomínios por motivos fúteis ou picuinhas. Mas sim, registrar o desvelo, que um dos condôminos do prédio em que eu moro, tem com relação ao seu modesto carrinho, que por sinal, nem vaga tem a sua disposição. Estou falando de um vizinho que cuida do seu fusquinha com tanto carinho e dedicação, que mais parece um filho. O referido proprietário é segurança de alguma firma e trabalha a noite. Quase todo o dia, quando desço para ir à padaria, no mesmo horário, ele chega do serviço e antes de subir ao seu apartamento, aproxima-se do seu carrinho de estimação e dá uma geral, com muita atenção, como se fosse uma pedra preciosa ao relento. Só falta beijá-lo. Depois de tomar café e conversar com a família, ele desce e começa a mexer numa coisa ou em outra, lava-o, encera-o, caprichando num brilho que fica até difícil de ser percebido,devido a pintura já gasta e corroída pelo tempo. Mas, talvez parodirando a história daquele conhecido filme "O AMOR É CEGO", é bem possível que para este dono daquele fusca, este carro é melhor do seu mundo. E o é mesmo. Se alguém chegar com um carro zero quilômetro e modelo atual e lhe propor um negócio, ele nem dará atenção. Aquele fusquinha é a sua família querida. Tanto é que na lataria e até no para-brisa ele mandou pintar ou colar adesivos com frases de efeito, como por exemplo: "EU AMO A MINHA ESPOSA", "É FUSCA, MAS É MEU!", "100% CIDADE TIRADENTES!", "DEUS É FIEL!" Em síntese, o fusquinha deste meu vizinho chega até chamar a atenção dos visitantes, que certo dia, ao passar pelo estacionamento, ouvi um deles olhando para aquele carrinho simples ali parado e estacionado na frente de outros dois que só sairão dali para o desmanche, e deixou escapar: "Poxa, o dono deste fusca está de parabéns!" No ato, simplesmente endossei aquele desabafo e,portanto, assinei em baixo, por que não?

De vez em quando ele convoca a esposa e os dois filhos e vão dar um pequeno passeio não muito longe. Tenho absoluta certeza que neste momento, esta família humilde e simples sentirá uma enorme felicidade e orgulho deste carrinho simples, mas bem conservado, limpo e cheiroso. Pode até não dispor de regalia, conforto sofisticado de alta tecnologia automotiva, mas além da tradição aquele fusquinha é simplesmente o grande xodó daquela família residente aqui na zona leste de São Paulo, ou mais precisamente, Cidade Tiradentes.

JOBOSCAN

JOBOSCAN
Enviado por JOBOSCAN em 09/11/2011
Código do texto: T3325713