PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO

Ando tentando planejar o meu futuro, e estou fazendo tudo sob uma perspectiva de todas as coisas estarem resolvidas em minha vida daqui a exatos 10 anos, meu relacionamento com minha família, meu trabalho, minha situação financeira, minha saúde, enfim quero ter um absoluto controle sobre tudo, estou definindo estrategicamente cada ponto, antevendo cada situação, prevendo cada detalhe. Como um General ou um mestre enxadrista.

Isto é administrar, são conceitos simples e fáceis que podemos colocar em prática, “reengenharia de vida”, planejamento estratégico, ação e reação, ciência aplicada a vida.

Fico me perguntando por qual razão nunca pensaram nisso, a situação dos filhos, é muito mais fácil planejar a partir de agora, investimentos em educação, cursos de línguas, tudo aquilo que os capacite melhor para entrarem em um mercado de trabalho que provavelmente será muito mais voraz em dez anos, suas carreira serão moldadas em princípios disciplinares que serão o grande PLUS em suas promissoras carreiras, independentemente de que área escolham... Isso vai enchê-los de orgulho, um pai que pensou em cada detalhe...

Minha situação financeira finalmente estará equilibrada, não quero mais estar devendo há ninguém, e já aviso a todos... Aquele churrasco vai finalmente rolar, mesmo depois de tanto tempo, mas o importante que não vai haver sobressaltos, não vai faltar cerveja pra galera – eu já parei mesmo – e o churrasco tinha que ser em minha própria casa, afinal arrumar churrasqueira em casa alugada não tem graça. Meus pais, vão finalmente sentir orgulho de mim, e olha isso demorou.

Minha mulher vai pirar, afinal iremos, enfim, fazer aquela viagem a dois, que prometi há tanto tempo, mas era necessário que as crianças crescessem, era necessário termos dinheiro, era necessário termos tempo. Nossas conversas vão ser mais demoradas, iremos namorar mais, fazermos caminhada a beira mar em dias nublados, como naqueles filmes de amor, namoraremos completamente descompromissados com a vida.

Finalmente vou comprar aquele carro dos meus sonhos, eu tinha tantas outras prioridades, vou poder ir ao estádio de futebol ver o meu time, mesmo que não compense ver o meu time, mas daqui a dez anos... Não é possível que não role um titulozinho.

Enfim, vai chover na minha horta, meus projetos profissionais terão sido colocados em prática, não estarei mais sobre a tutela de chefes, pois serei senhor do meu próprio nariz, estarei trabalhando naquilo que sempre gostei.

Acho que essa tão falada felicidade vai chegar a minha porta, só se der uma zebra muito grande, tipo eu não estiver mais aqui... Tipo eu não estar presente, poxa, como vai ser? E o futuro dos meus filhos? Meus amigos? Todos os meus planos de amor, minha carreira, tudo vai estar acontecendo sem mim, que graça terá... Não... Deus, não seria sacana o suficiente para me excluir de MEUS próprios planos, Ele não ousaria modificar toda a estrutura de organização do universo, para em um ato de perversidade... Modificar tudo aquilo que EU planejei para a minha própria vida...

O que seria de meus filhos, de meus amigos, dos meus pais, de minha mulher, estarão perdidos, ou não? Teria Deus pensado em algo melhor para todos eles que não me incluísse, ou eu que eu não fosse mais necessário...

Eu sempre fui necessário, há muito tempo eu sou necessário, mas minha visão me impede de ir além do meu próprio umbigo, e todos os meus sonhos se resumem nas minhas vontades, eu não fui capaz de perguntar a todos se eles queriam o meu melhor hoje ao invés do que EU ACHAVA melhor daqui há dez anos.

Os meus filhos, meus amigos, minha família, meu trabalho precisam de mim agora, tudo o que eu puder dar de melhor tem que ser hoje, o carinho mais afetuoso é o de agora, a palavra mais carinhosa é neste instante, o beijo mais ardente e a noite mais perfeita é hoje, o contato tão esperado não esperará o amanhã...

Não posso esperar... Porque eu não sei se terei tempo o suficiente para esperar, o que me separa de outra esfera espiritual é uma linha tão tênue, tão ínfima, e ao mesmo tempo tão instransponível ao ponto de ser dilacerada em instantes e demorar anos sem se romper... Mas é certo que o destino vai se cumprir, e não me é dado conhecer o destino, então porque não fazer o meu futuro agora, neste instante, oferecer o melhor de mim à vida hoje, a todas as pessoas que fazem parte deste espetáculo cujo nome mais apropriado seria “minha passagem”. Afinal não sei quanto tempo falta para que as cortinas caiam e terminem minhas falas.

Seria eu uma simples testemunha de minha própria vida, um coadjuvante do filme de minha vida, ou seria eu o ator mais empenhado e dotado de toda a humildade necessária para ser dirigido pelas mãos de Deus.

Meu destino não tem hora certa, mas é certo que ele termina, mesmo que seja apenas um ato, e posso não estar vivo amanha para encená-lo.

Sérgio Ildefonso

Sérgio Ildefonso
Enviado por Sérgio Ildefonso em 07/11/2011
Código do texto: T3321386
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.