Pela Vida

 coisadecearense.blogspot.com

       Dia desses, enquanto esperava atendimento na sala de espera de um banco, bisbilhotei os jornais e revistas da mesinha ao lado da cadeira em que estava e li uma denúncia sobre retirada ilegal de madeira da caatinga alagoana e comentários de especialistas a respeito do quanto este bioma está ameaçado pela ação predatória do homem na falta de consciência  ambiental, pelo agronegócio e pela ausência de políticas sérias de preservação.
        Enquanto lia, lembrei da discussão sobre a criação da primeira Unidade de Conservação da caatinga, no alto sertão das Alagoas (nem sei se saiu do papel) e da necessidade de que não apenas os ambientalistas defendessem a proposta, mas toda a população, em especial, os educadores. No debate sobre as políticas de conservação na região Nordeste, relembro três UCs de caatinga de grande importância: o Parque Nacional da Serra da Capivara, da Chapada do Araripe e o Raso da Catarina, espaços geográficos muito importantes de preservação desse bioma exclusivamente brasileiro.
     Estive a pouco no Amazonas e me doeu o coração quando identifiquei do alto, as clareiras abertas no meio da floresta, as nuvens de fumaça das queimadas. Pensei no que restará para as futuras gerações...Relembrei  um texto do amigo Raimundo Antonio de Souza Lopes, a crônica  A Natureza que (ainda) podemos ver...(http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3044151) sobre o que ainda resta do ecossistema costeiro de sua região e recupero aqui a reflexão que fiz que é a constatação cabal de que ou cuidamos do que ainda resta dos biomas fundamentais para manter a vida no planeta ou futuro de homens e mulheres estará, definitivamente, comprometido. 
      Ainda, a reflexão e afirmação que também faço é de que a educação é a via que nós,  educadores e educadoras comprometidos, não podemos esquecer:  formação cidadã implica  na consciência da formação humana, implica em defender valores que acreditamos, em nos posicionarmos, sempre, a favor da preservação da natureza, a favor da vida.
         Para encantar nossos corações, a letra e a música que partilho aqui  é de poetas da Amazônia e é uma declaração de amor de uma beleza comovente.Ouçam a música e vejam o belo vídeo. A vida na terra, seus biomas e ecossistemas, merecem o nosso cuidado e o nosso respeito sempre.
 

Alguns conceitos:
 
Biomas: conjunto de vida constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, segundo a definição do IBGE;
Unidade de Conservação (UC): espaço de território com características naturais relevantes e limites definidos, instituído pelo Poder Público para garantir a proteção e conservação dessas características naturais.
http://www.natureba.com.br/natureza/desmatamento-biomas.htm
http://www.semarh.ba.gov.br/conteudo. aspx?s=UNICODEF&p=UNIDADEC
.

 
 
Pérola Azulada
 
Zé Miguel e Joãozinho Gomes
 
Já aprendi voar dentro de você
Ancorar no espaço ao sentir cansaço
Ossos da jornada
 
Já aprendi viver como vive nu
Um cacique arara cultivando aurora
Luz de sua tiara
 
Eu amo você terra minha amada
Minha oca meu iglu, minha casa
Eu amo você pérola azulada conta
No colar de Deus, pendurada
A benção minha mãe
 
Já aprendi nadar em seu mar azul
Adorar a água, homem peixe, água
Fonte iluminada
 
Já aprendi a ser parte de você
Respeitar a vida em sua barriga
Quantos mais vão aprender
 
Eu amo você terra minha amada
Minha oca meu iglu, minha casa
Eu amo você pérola azulada conta
No colar de Deus, pendurada
A benção minha mãe

http://www.youtube.com/watch?v=qg3XpWf27Ws
 
 
 

 *Imagem:Vegetação típica da caatinga