Adversidades e Desenganos

“Se tu te deixas abater no dia da adversidade,minguada é a tua força”(Prov. 24-10).

A adversidade e os desenganos pressupõem prova de experimentação para a nossa capacidade de resistência sentimental.É na hora crucial do infortúnio,no dia aflitivo da dor,no tempo amargurado das desilusões que se conhece a fortaleza de ânimo de cada um.Há quem consegue vencer a adversidade através da coragem,principalmente da fé,independentemente de qual credo religioso siga.Há quem se rebela contra as vicissitudes adversas,mas inutilmente porque a rebeldia não afugenta o sofrimento.

A vida vale pelo constante aprendizado em que os caracteres se apuram e depuram na forja candente da provação para melhor aproveitamento espiritual.As atribulações passam,mas fica a lição.Procuremos,portanto,contornar as dificuldades,fugindo de atormentações maiores,se possível e,quando não,saibamos enfrentá-las com intrepidez tal como os capitães experientes arrostam bravamente as procelas para salvar as suas naus em perigo.

As atitudes corajosas preparam o caminho para o entendimento da dor,que precisa ser compreendida e num certo modo de dizer até mesmo digerida,isto é,refletida,examinada,avaliada.Isso ajuda a suportar a adversidade e os desenganos.

Mostremo-nos destemidos,mas prudentes em todas as críticas situações.É preciso saber sofrer com superior serenidade para poder gozar serena conformidade.Dentre as tantas máximas de vida que usa minha mãe esta é uma delas:"Tudo na vida tem solução,depende somente do nosso modo de sentir e de agir."

Assim,a pressa é má conselheira,atos de represália acirram ódios,meios violentos não resolvem os problemas,qualquer vingança é contraproducente,reclamação não adianta.O tempo,a reflexão,a prudência são de fato as melhores armas com as quais nos devemos defender,quando dos dias maus.

"A riqueza,o poder e a adversidade definem o homem"- diz um provérbio árabe.Só o homem evolvido,senhor de si,cristianizado,sabe portar-se na riqueza, controlar-se no poder, suportar e superar dignamente a adversidade.

Desenganos acabam com o tempo.A adversidade passa com os anos.Quem souber compreender os desenganos e a adversidade cabe o prêmio de viver bem consigo mesmo.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 06/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3320537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.