Quão melhor é o amor de uma mulher

O que se tem numa mulher, não se procura numa mulher, não é o que se pensa de uma mulher. O que se recebe de uma mulher, é o que de fato é de uma mulher, a sinceridade.

Se nos oferece amor, lhe impomos domínio; se nos demonstra carinho, lhe dispensamos vaidade; se nos vem com apego, lhe tratamos com desdém e assim por diante.

Se temos a mulher e seu amor, não nos basta; queremos tudo. E a que tudo nos referimos...?! A mulher e seu amor, não são tudo...?! Seu amor já não é tudo...?! Se não nos damos, como queremos tê-la...?! Se não nos doamos, como podemos recebê-la...? Por isso nós a tomamos; pra isso nós a queremos. Queremo-la como objeto, como escrava e até como mãe... menos como mulher. Queremos o seu mundo, o seu “eu”, a sua vida; e esta, em nosso poder já não terá o mesmo valor.

O nosso egoísmo nato, às vezes doentio, exacerba ao extremo e acaba por minar uma relação comprometida com o seu amor. É lamentável, mas em pleno século XXI, ainda precisamos de uma lei que a proteja das garras afiadas e covardes de seus algozes travestidos de maridos. E isso meus caros, essa coisa, essa imundície, essa aberração toda que a justiça não bate com a mesma mão pesada que bate na mãe que rouba o leite para o seu filhinho com fome, é chamada homem. Esse traste, somos nós.

Idiotas, é o que somos. Ela não nos quer como objeto, quer-nos como homem e companheiro; e justamente por isso muitas vezes não nos tem. Se muitas vezes não nos tem é porque por muitas vezes não o somos.

Ser homem é acima de tudo, amar uma mulher e se deixar amar. Doar-se por inteiro, e submisso até, se por amor.

Se não a temos, imploramo-la; se a temos, desprezamo-la e nos esquecemos que não vivemos sem ela.

Como é bom amar uma mulher!

Quão melhor é o amor de uma mulher!

HELDER C ROCHA
Enviado por HELDER C ROCHA em 05/11/2011
Reeditado em 12/12/2020
Código do texto: T3319369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.