ENTÃO, FICA COMBINADO. UM ESTUDO SÓCIO ANTROPOLÓGICO REFLEXIVO

O dia 13 de maio de 2008 passou indiferente à vontade de comemorar os 120 anos da abolição da escravatura, lavrada pela princesa Isabel. Nenhum pipocar de foguetes ou rufar de tambores. Nada. Uma data comum no calendário, como outra qualquer na vida de milhões de brasileiros.

Mas, em 13 de maio de 2009 será bem diferente. Fica assim, combinado:

Nós, negros, decretaremos ponto facultativo nesse dia. Não iremos ao trabalho, Não acordaremos às quatro da manhã (alguns às três), - e outros que nem dormem.

Os motoristas não irão às garagens das empresas de transportes coletivos para colocar a frota de ônibus nas ruas. A dona Maria não vai atravessar do bairro de Ilha Amarela, no subúrbio até o Itaigara para preparar o café da manhã de dona Mirtes e depois vestir, dar alimentação e levar o Junior até a escola na Pituba.

Nada de porteiros, faxineiras, zeladores, jardineiros, vigilantes, guardadores de carros. Flanelinhas, nem pensar. Muito menos crianças vendendo jornais nas sinaleiras ou balas nos ônibus. Todo mundo vai ficar em casa.

No dia 13, sem carregadores nas feiras livres, sem cobrador de ônibus, camelô apontador de bicho, biscateiro, catador de lixo, mensageiro, babá, bilheiteira, muambeira, frentista, lavador de carro, gari, desempregado, traficante, usuário, prostituta, alcoólatra. Todo mundo vai ficar em casa.

No dia 13 de maio do próximo ano, todo mundo vai ficar em casa e ficando em casa num dia incomum, certamente será despertada no início a curiosidade de uma situação tão inusitada.

Após, se existe um motivo justo, real e digno para comemoração, em seguida a reflexão, a indignação, a decisão.

O 14 de maio poderá ser um dia bem diferente daí em frente.

Então, fica assim combinado.

Tese no X Congresso dos Trabalhadores do Ramo Químico / Petroleiro da Bahia, em julho do ano de 2008.