Imagem arquivo pessoal - By Ana Catarina Luz
A MATEMÁTICA DA VIDA!
Tudo é matemática. Na lembrança, a voz do professor dizendo:
“- A matemática irá acompanhá-la por toda a vida!”
Recordo que ri desconfiando desta afirmação. Estava errada! Em tudo o que faço, penso ou gosto tem a soma, a divisão, a multiplicação ou a subtração de alguma coisa.
E assim tem sido. Quando dois que se amam, somam-se em alegria na terceira vida que chega. Filho querido. Na separação, subtrai-se muito mais do que bens materiais. O que foram dois, torna-se um. E solitários ficam outra vez.
Na receita do bolo, um punhado disto e daquilo outro. Não houver a quantidade exata de ingredientes, a massa não vai dar certo! Para o preparo da droga que cura, a exatidão na dose é vital. Se para mais ou para menos, grande diferença. Uma fina e tênue distância entre a cura e o veneno. É bem verdade o dito “o que faz o veneno é dose”. Por isso da importância de cálculos precisos.
Gosto de multiplicar sorrisos quando estou ao lado de pessoas agradáveis. Somamos e multiplicamos geralmente o lado bom da vida: alegria, fé, esperança, sonhos... E quando dividimos nossas dores, elas diminuem!
Ruim é a matemática dos desonestos que somam para si riquezas, subtraindo benefícios para quem verdadeiramente precisa. Pessoas egoístas e sem ética não conhecem as operações da divisão! Com certeza não foi aluno do professor Roberto! Duvido que ele aprovaria quem não soubesse o básico para se tornar um cidadão honesto e íntegro.
Sim, professor Roberto! Estava certo. Em tudo o que vejo e penso, a matemática está viva, presente. Fazendo parte da minha história de vida. Até para tocar violão precisa-se do plano cartesiano para entender as vibrações das cordas!
E assim somo conhecimento a cada aniversário. Divido abraços e beijos. Multiplico alegrias e subtraio tristezas. No fim das contas, belo saldo positivo!