ISSO É HUMANO: RELIGIOSIDADE

Divergências doutrinárias, de ortodoxia, conceituais, dogmáticas, proselitistas etc é o que há de mais comum em torno das religiões.

Todos os que professam uma religião, além de divergirem dos ateus, agnósticos e irreligiosos têm em suas próprias trilhas confessionais divergências internas. Assim, por exemplo, no islamismo temos pelo menos os xiitas e sunitas; no budismo há pelo menos o Hinayana, o Mahayana e o Vajrayana; há o judaísmo haredi, judaísmo ortodoxo moderno, o judaísmo conservador e o judaísmo reformista; o xintoísmo doméstico, o xintoísmo imperial, o xintoísmo dos santuários, o xintoísmo popular e o xintoísmo das seitas; o hinduísmo dármico, o hinduísmo popular, o hinduísmo vedanta, o hinduísmo devocional (bhakti / vixnuísmo), o hinduísmo bramânico védico e o hinduísmo iogue; sem contarmos o jainismo, bahai, siquismo e outras religiões, há as divergências mais conhecidas do Ocidente que estão relacionadas ao Cristianismo.

Ao contrário do que possa ser suposto, é comum quando há uma expansão territorial de qualquer cultura (inclusa a religião) se introjetando nas sub-culturas adaptações e sincretismos, próprio da Antropologia, ou desse modo, ajustamentos. Além disso, é próprio do ser humano inconformar-se com um modus operandi que deixe de designar processos que lhe sejam 'confortáveis' dentro de determinado aspecto social inerente à identidade abraçada.

Nesse 'imbróglio' todo o mais interessante é verificar-se a disposição do humano em buscar a 'religação com o divino' (religare => religião) em todas as culturas e tradições ao longo da história da humanidade, como necessidade existencial, moral e espiritual.