SALTO ALTO CAUSA TORCICOLO!

Se existe uma coisa que faz o homem virar a cabeça é uma mulher de salto alto. Quando ela passa, com aquele andar típico que o salto dá, pescoços se voltam. Quantos torcicolos masculinos o salto feminino provocou! O salto alto foi incorporado pelas mulheres e, por mais que se inventem calçados mais confortáveis, ele sempre estará presente no guarda roupas de todas elas. Mas, por incrível que pareça, os maiores usuários de saltos altos, antigamente, eram os homens!

Os primeiros modelos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 A.C. Pinturas de 3500 A.C. mostram sapatos usados pelas classes mais altas. Como a maioria das pessoas do Egito antigo andava descalça, quanto maior o salto, mais alta era classe de quem os usava.

Não se sabe ao certo onde o sapato de salto surgiu. A maioria das versões cita Catarina de Médici, pertencente a uma tradicional família italiana e que foi a França (1553) para casar com o futuro rei Henrique II. Por ser baixinha, ela levou na mala vários sapatos de salto feitos por um artesão italiano. Foi um verdadeiro furor! A novidade virou moda entre a aristocracia francesa. Outra versão atribui o uso do salto ao rei Luis XIV (1643-1715) que tinha apenas 1,60 m de altura e adorava usar sapatos que aumentassem sua estatura. Porém o salto ficou realmente conhecido com Luís XV que, além de levar a fama, também virou nome de um tipo de salto, largo na ponta e na base e afinado no meio. O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de Luís XV passou a ser utilizado por mulheres.

Seja como for, a verdade é que as mulheres se tornaram donas absolutas dos sapatos de salto e, doendo ou não o pé, lá vão elas, virando cabeças e deixando muito homem de pescoço torto e dolorido.

Giustina
Enviado por Giustina em 03/11/2011
Reeditado em 06/08/2014
Código do texto: T3315002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.