Às bruxas do Recanto

Aprendi com pessoas de sensibilidade mais apurada, que tratar amigas, aquelas de amizade mais estreita, de ‘bruxa’, é simplesmente uma maneira de lhes demonstrar apreço.

Aqui no Recanto das Letras, ao me deparar com mulheres com quem me identifico nas escritas, depois de alguns comentários educados e com a devida reciprocidade, as chamo carinhosamente de ‘bruxa’.

É bruxa daqui, bruxa dali, bruxa isso e bruxa aquilo.

Mas dias atrás me estrepei.

Antes de entrar no mérito da questão, semana passada passei por um grupo de pessoas que visitavam minha cidade e entre elas estava uma velha e linda amiga, e do meu veículo gritei: Oi bruxa! Tudo bem?

Ela sempre deixou bem claro que não gosta desse tratamento e por conta disso sempre me dei o direito a reservas. A chamava de ‘bruxa’ sem a presença de testemunhas. Mas naquele dia, simplesmente ‘escapou’.

E sabe como ‘aqueles’ amigos a chamam hoje? Bruxilda. Sabe como é seu nome? Brunilda!

Voltando ao assunto a que o título se refere.

Me estrepei!

Depois de várias visitas, comentários e agradecimentos, a suposta ‘já’ amiga escritora aqui do Recanto me surpreendeu com um texto extraordinário e lá vai o bobão aqui escrever: “Bruxa, isso ficou sensacional, digno de ser recomendado...” e, etc.

Foi a gota d’água.

Não vou transcrever a resposta porque daí seria imbecilidade minha. Mas garanto: foi uma descarga sanitária bem maior que a jogada diariamente no Rio Ganges (Índia).

Pedi desculpas, argumentei que esse tratamento em minha região é comum e sem maldade. Que não a conhecia pessoalmente e tampouco insinuei alguma coisa ligada às bruxas de verdade do século... sei lá que século. E que ela não tinha cara de bruxa, já que na foto de apresentação, é uma senhora muito bonita.

Não sei por qual razão ela retirou seu nome desse espaço.

Então conclui que só pode ser coisa feita, coisa mandada!

É só chamar mulheres bonitas de bruxas que levo na cabeça.

Mas não vou me dar por vencido. Todas as escritoras de talento aqui do Recanto, após a merecida confiança, vou tratá-las de bruxas. Goste ou não.

Entendeu BRUXA?