O BACANA E O FRACASSADO

O BACANA E O FRACASSADO. *

A chácara do bacana é enorme, na realidade é um pequeno sitio, tem pomar, lagos com peixes, báia para os cavalos, uma vaquinha de leite, piscina, quadras de esportes, salão de festas que está sempre lotado, principalmente quando fazem porco no rolete, È um paraíso para a família e os amigos, foi construída como sonho de consumo. O bacana estava na fila do açougue no Catroque, junto com o Fran que é meu amigo e foi assim que o conheci. O bacana é alegre e receptivo, gosta de fazer novos amigos e apesar de ser imensamente rico e na mesma proporção humilde e simples.

A vida do fracassado sempre foi difícil. De família estável foi criado e educado para ser médico, no dia em que nasceu a mãe cheia de carinho jurou dedicar-se ao máximo para dar tudo de melhor para aquela criaturinha e por isso escolheram sua profissão. A idéia de ver a criança formada em medicina passou a ser o sonho da família e transformou-se rapidamente em vaidade, Naquela casa existiria um médico. Mas o menino não ia bem na escola e na quarta serie surpreendeu a família pois descobriram que costumava faltar em aulas e para espanto e incredulidade geral descobriram que faltava para vender sorvetes. Jamais conseguiram entender o motivo que levaram o garoto a vender sorvetes pois não precisava de dinheiro devido a boas condições financeiras da família. Em outra oportunidade a sub prefeitura doou materiais escolares e o fracassado vendeu parte do que tinha recebido e nova tragédia aconteceu no seio da família que começou a acreditar que estavam criando um estelionatário ou um oportunista e lá vieram tias, professoras, a vó Nina, todos a darem uma dura no aluno ingrato e com isso recolocá-lo no bom caminho da medicina. Não houve jeito o fracassado não terminou o segundo grau, abandonou a escola definitivamente destruindo o sonho de toda uma família. Foi nesse momento que começaram a chamá-lo de fracassado. Chamavam de fracassado por vingança, isso era uma maneira de chicoteá-lo com palavras, era um castigo e também uma esperança que assim se incomodasse e revisse sua posição quanto aos estudos.

Quem me relatou essas passagens foi o Sr. Elói que é da família e o fracassado e o bacana são a mesma pessoa, os fatos é que aconteceram em épocas diferentes. O que houve foi que o bacana nasceu com o dom para servir como comerciante e no momento em que queriam que servisse como médico criaram um choque entre o talento e a vaidade da família. Com o tempo o rapaz fez pequenos cursos no Sebrae, encontrou seus caminhos e virou um vencedor. O bacana atualmente é forte no ramo de informática. Essa historia de vida teve um final feliz pois a força dos dotes naturais venceu a esmagadora força da coação social, mas geralmente pessoas fracassam por erro de pais que em vez de educadores agem como proprietários dos filhos e por isso muitos talentos se perdem em rotas incorretas, ou muitos maus profissionais atuam em áreas que não gostam.

Isso tudo me fez lembrar de um médico que tinha consultório em Santo André em frente a Igreja do Bonfim no inicio dos anos 80, pois no meio da carreira comprou um sitio em Mogi das Cruzes e por lazer começou a plantar legumes, e aos poucos a atividade agrícola foi tomando seu tempo e o consultório foi sendo abandonado até a extinção. Deixou de ser médico e virou agricultor, e eu nunca tinha entendido quando o encontrei com um caminhão carregado de pimentões e me disse que só clinicava no perímetro rural por cortesia e para ajudar os mais necessitados. Agora começo a perceber que não trocou de profissão, apenas atendeu seu dom.

danilos
Enviado por danilos em 01/11/2011
Código do texto: T3310425